Afinal, como escolher um sofá e o que devo considerar?
Todo móvel, assim como cada parte de nossa casa, traz algo de especial. Por isso sempre que compramos algo novo agimos com muito cuidado, para achar a peça ideal. Neste texto vamos contar como escolher sofá novo para a sua casa, trazendo tudo de importante que deve ser levado em conta.
Para além dos fatores estéticos e das tendências do mercado de móveis, o sofá ideal é aquele que adere com harmonia ao estilo e aos hábitos de sua família. Não basta ser bonito nem econômico — também deve ser uma junção de design, praticidade e durabilidade.
Para não errar na hora da compra, confira abaixo os fatores que fazem diferença ao adquirir um sofá. Não perca!
Como escolher sofá: aspectos a serem considerados
Dimensões ideais para cada ambiente
Para começar, deve-se medir o espaço disponível para o sofá. O espaço ideal de circulação em torno do móvel é de 70 cm, compreendendo a distância mínima entre ele e outros móveis e paredes. Lembre-se que, dependendo da peça, um mesmo comprimento pode comportar dois ou três lugares. Portanto, o número de assentos não pode ser parâmetro para as dimensões, ok?
Caso o sofá ainda não tenha um lugar certo, tenha em mente a dimensão do cômodo e calcule uma área máxima que poderia ocupar. Se o sofá for a peça central do ambiente, vale reservar um espaço maior para ele.
Tecidos e texturas
Hoje em dia há muitas possibilidades de aumentar a resistência dos tecidos, com processos de impermeabilização que podem ser feitos no conforto do seu lar por uma empresa especializada. Por isso, o tecido deve acompanhar, em primeiro lugar, a preferência pessoal de quem vai comprar.
O linho e os tecidos 100% algodão são muito elegantes, trazendo bastante aconchego visual para o ambiente. Já o couro e o courino trazem uma beleza mais imponente, ideal para ambientes mais formais e sóbrios. As fibras sintéticas podem ser boas opções para quem tem crianças pequenas e animais, pois protegem mais das poeiras e resíduos microscópicos.
Densidade da espuma
Fator muito importante, as noções de densidade da espuma devem ser usadas assim como quando compramos um colchão novo para a nossa cama. A densidade mínima indicada é de 28 g/cm2, o que significa um peso adulto, de aproximadamente 90 kg por assento. Espumas mais resistentes também podem ser adquiridas, como a D-33 ou a D-45.
Além dessas, há a opção de uma camada superficial de espuma supermacia, que traz ainda mais conforto.
Design e tendências
Para que um móvel não envelheça muito rápido, seu design deve ser contemporâneo ou atemporal. No entanto, o mais importante é que o sofá tenha o estilo que você goste, para além do que a moda apresente como novidade. Atualmente, sofás com padrões e estampas geométricas estão em alta. As cores mais neutras conferem maior adequação aos outros elementos da decoração.
Os modelos retangulares de bordas arredondadas, por exemplo, chegaram para ficar e se encontram disponíveis nas casas mais populares de design no Brasil. Módulos e chaises também estão em alta, com a vantagem de poderem ser adaptados facilmente para novas configurações.
Funções e necessidades
Por último, mas não menos importante, está o uso do sofá. Ele ficará na sala de televisão? No quarto de visitas? No ambiente em que as crianças brincam? É fácil de limpar? A função pode determinar melhor o modelo a ser escolhido — lembrando que alguns são muito versáteis e podem ser usados ao mesmo tempo para ver TV e também como cama para os convidados, por exemplo.
Agora que você já sabe como escolher sofá ideal, deixe o coração falar mais alto e leve aquele que é a cara da sua casa e da sua família.
Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para descobrir também como limpar sofá de veludo. Até a próxima!