Receba dicas e promoções no seu e-mail:
5 dicas de decoração acolhedora para fazer na sua casa!

5 dicas de decoração acolhedora para fazer na sua casa!

Há poucas coisas na vida tão boas quanto descansar em um ambiente aconchegante e confortável. O bem-estar no dia a dia está ligado às escolhas materiais que fazemos e uma decoração acolhedora pode fazer toda a diferença para criar essa sensação.

Independentemente do estilo, alguns elementos específicos podem ser utilizados para transmitir o clima tão desejado de conforto. Passando pelas cores, objetos e até tecidos, o segredo desse tipo de decoração está nos detalhes.

Quer saber quais são os cinco elementos infalíveis na composição de uma decoração acolhedora? Leia este conteúdo e coloque-os prática agora mesmo!

Como fazer uma decoração acolhedora

1. Cores neutras e pastéis

Começando pela pigmentação do ambiente, as cores fortes e vibrantes devem ser colocadas em segundo plano. O aconchego mora no cinza claro, no nude, no off-white e nos tons pastéis.

A não ser que a casa tenha ares mexicanos ou marroquinos, a neutralidade nas cores deve ser valorizada por meio da combinação equilibrada de cores leves. Vale usar mais de uma cor no mesmo ambiente, mas sem criar contrastes nem destaques.

2. Objetos de memória

Alguns ambientes contemporâneos podem passar a sensação de frieza pela exaltação de objetos de design ou pela ausência de elementos no cômodo. Para trazer uma ideia mais pessoal ao espaço, use artigos que se relacionem com a memória da casa ou dos moradores. Para exaltar esse aspecto, você pode investir em porta-retratos, quadros, artigos antigos de família e objetos de viagem. A disposição dos artefatos deve ser bem organizada e sem acúmulo.

3. Cortinas, almofadas e tapetes

O trio do aconchego é um dos principais motes para a decoração acolhedora. Aqui, a escolha do material pode ser determinante. Itens como cortinas, almofadas, tapetes e, até mesmo, sofás de veludo, couro e suede podem pesar o ambiente, tornando-o confortável visualmente somente em determinados estilos.

Sendo assim, opte por fibras naturais como linho e algodão ou por tipos de poliéster com texturas mais macias. Diferentemente da neutralidade das cores, esses componentes podem trazer estampas alegres, como florais e geométricas.

4. Mobiliário harmônico

Entende-se por harmonia, neste quesito, móveis que permitam a circulação de pessoas, a ventilação do ambiente e que não briguem visualmente entre si. Optar por modelos mais clássicos é uma forma segura de evitar erros. O mobiliário modernista cai muito bem na composição de ambientes mais novos, enquanto os móveis clássicos, porém discretos, são ideais para promover o equilíbrio em imóveis com arquitetura colonial.

5. Iluminação incidental

Por último, capriche na iluminação, trazendo pontos de luz incidentais e indiretos. Luminárias, lustres e lâmpadas dicroicas são grandes amigas desse tipo de decoração. Artigos de antiquário, brechós ou vendidos em leilões virtuais podem virar um detalhe especial no ambiente, não deixe de procurá-los.

É importante frisar que conforto nem sempre significa a mesma coisa para todas as pessoas e trazer o seu estilo é fundamental para montar uma decoração acolhedora. O ideal é sempre unir a intuição com as dicas de profissionais e blogs especializados, arrematando com as opiniões dos amigos e familiares.

Focando nos elementos trazidos por este conteúdo, ficará fácil criar um espaço relaxante e ideal para receber visitas. Com um pouco de conhecimento, é possível transformar os ambientes! Confira mais dicas sobre como melhorar a iluminação dos espaços da sua casa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale conosco no WhatsApp