Aprenda 5 dicas para limpar a geladeira por dentro e por fora! – WhatsApp 96288-0872
Você está sempre em busca de dicas de limpeza e organização para manter a casa limpa e em ordem, mesmo que não tenha muito tempo para isso? Facilitar a limpeza no dia a dia é um dos seus objetivos?
Pois saiba que o que mais gostamos de fazer neste blog é apresentar soluções que ajudem nossos leitores e leitoras a ter uma vida mais produtiva e saudável. E limpeza tem tudo a ver com isso. Ter a casa limpa e em ordem é fundamental para a saúde.
Neste post vamos dar dicas práticas de como limpar geladeira. Quer saber mais? Então continue a leitura.
Saiba porque é preciso limpar a geladeira
A limpeza da casa passa pela cozinha. No local, a geladeira merece um cuidado especial, afinal de contas, é nela que estão guardados muitos dos alimentos que serão levados à mesa nas refeições. E é por meio de alimentos mal lavados e mal conservados que ingerimos bactérias causadoras de graves doenças.
Uma sujeira aqui, um molho derramado ali, respingos acolá e o risco de contaminação por meio de germes e fungos só aumenta, principalmente em carnes e peixe cru. Então, para garantir que a sua geladeira fique livre do mofo e das bactérias e não vire uma transmissora de doenças, é preciso mantê-la sempre limpa.
Anote 6 dicas de como limpar geladeira
Não ter tempo para cuidar da casa não é mais justificativa para não limpar a geladeira. Com essas dicas, você verá que isso pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina.
1. Periodicidade
Como já dissemos, a limpeza da sua geladeira é um fator de saúde. Assim, ela deve ser limpa com uma certa periodicidade. O primeiro cuidado é definir de quanto em quanto tempo isso será feito e o que usar na limpeza externa e interna do eletrodoméstico.
Esse intervalo deve ser determinado em função da quantidade de moradores e a frequência de uso da geladeira. O mais recomendado é a cada 15 dias. Mas se você mora sozinho(a) e não para em casa, pode agendar a limpeza para uma vez por mês.
Aliás, anotar o dia da limpeza em um calendário, ajuda a se organizar. Além disso, é importante ter essa disciplina para não esquecer de dar aquela conferida em todos os alimentos, a fim de verificar se eles estão dentro do prazo validade e se não tem nada estragado dentro da geladeira.
2. Limpeza externa
Antes de tudo, desligue a geladeira. A seguir, retire os alimentos do seu interior e verifique prazos de validade e o aspecto das sobras. Confira se estão vencidos e se apresentam coloração ou textura diferente, mofo ou cheiro ruim. Depois, armazene o que estiver em boas condições, de modo que os mantenha na temperatura adequada.
Retire a poeira que fica depositada sobre o eletrodoméstico usando um pano seco. Logo após, passe uma esponja macia molhada em água e um pouquinho de detergente neutro. Não passe nenhum outro produto, pois eles podem danificar a sua geladeira!
O passo seguinte é remover o excesso de detergente com um pano limpo e umedecido. Você também pode passar um pano seco por toda a superfície externa para secar a superfície e evitar manchas.
A poeira que fica acumulada sobre o condensador posicionado na traseira do eletro pode ser extraída com uma escova, espanador ou aspirador. Nem pense em usar água ou líquido de qualquer espécie. Isso pode danificar sua geladeira.
3. Prateleiras e gavetas
Gavetas, grades e divisórias da porta, removíveis, devem ser retiradas e lavadas com detergente neutro e esponja macia em água corrente (para não arranhar). Após a lavagem, seque totalmente as peças.
Não use água quente imediatamente em prateleiras de vidro, pois elas podem rachar. Se houver crostas de sujeira de difícil remoção, pode lavar com água quente, desde que deixe as prateleiras em temperatura ambiente por alguns minutos.
4. Limpeza interna
A recomendação para limpeza interna é preparar uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio dissolvido em dois litros de água morna. Molhe um pano com o líquido e passe em todas as partes. Não esqueça da borracha, pois os fungos costumam se instalar ali.
Álcool, sapólio ou removedores, esponja de aço e escovas estão proibidos na hora da limpeza, pois podem deixar odores e remover o esmalte da geladeira. Use somente flanelas e esponjas macias.
Passe um pano seco, espere secar por completo por alguns minutos, religue e recoloque os alimentos no lugar. Nessa hora, aproveite para organizar a geladeira, deixando à mão o que os moradores mais consomem e os restos de comida armazenados em potes. Organize legumes, verduras e frutas nas gavetas de baixo e frios e bebidas nas prateleiras superiores.
5. Odores
O interior da geladeira costuma ter muitos odores, mais ainda se tiver comida estragada. Por isso, após a limpeza, previna o mau cheiro com uma prática caseira tradicional: o carvão vegetal. Coloque pedaços dele em um recipiente (para evitar o contato com os alimentos), mas deixe-o aberto.
Assim, ele absorverá os cheiros dentro do eletrodoméstico. Outra dica é colocar um pouco de pó de café em um pote sem tampa. Faz o mesmo efeito do carvão.
6. Elimine o amarelado dos eletrodomésticos
Se a sua geladeira é da linha branca, ela pode amarelar com o tempo e a ação do sol. Para resolver isso, veja o passo a passo abaixo. Ele pode ser usado também com outros eletrodomésticos.
- Passe um pouco de álcool em toda a superfície com a ajuda de uma flanela. Se o amarelado for recente, só isso já vai resolver, se não, vá para os passos seguintes;
- limpe a geladeira normalmente, com água e detergente neutro para retirar a poeira;
- passe um pano com vinagre branco para remover qualquer mancha de gordura ou sujeira resistente;
- faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplique com uma esponja macia sobre as áreas amareladas, deixe agir 15 minutos e esfregue com a esponja, para depois retirar o produto com um pano;
- você já vai perceber a diferença, mas se ainda for necessário, aplique água oxigenada 10 volumes com uma flanela e deixe agir 15 minutos. Retire com água e seque com um pano limpo.
Em alguns casos será necessário repetir todo o processo, mas espere 48 horas para fazer isso. Produtos como o bicarbonato de sódio e o vinagre também podem ser usados para limpar micro-ondas e lavadora de roupas, por exemplo.
Apesar da falta de tempo, por causa da rotina corrida — para organizar a moradia e deixá-la sempre limpa — dicas de como limpar geladeira e outros eletrodomésticos ajudam bastante. Além disso, recomendamos que você contrate os serviços de uma equipe técnica para lavagem e higienização completa do seu lar. Exija que a empresa use produtos biodegradáveis e máquinas industriais para potencializar os resultados. Sua casa agradece.
Quer saber mais sobre organização da casa, limpeza do sofá e tapetes, dicas para evitar sujeiras e alergias, tirar manchas, higienização e impermeabilização de estofados, entre outros assuntos? É só seguir a nossa página no Facebook.
Saiba também sobre como limpar sofá.
A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.