Como lavar bichos de pelúcia? Confira o passo a passo!

Como lavar bichos de pelúcia? Confira o passo a passo!

katia
7 de janeiro de 2019

Manter os bichos de pelúcia limpos e sem poeira é fundamental para a saúde, principalmente para quem tem criança alérgica em casa. Isso porque o material do qual são feitos favorece o aparecimento de ácaros, causadores de doenças respiratórias.

A lavagem, porém, deve ser feita com cuidado para não danificar o brinquedo. A frequência mínima é de seis em seis meses, ou menos, caso a pelúcia esteja muito suja. Conheça, agora, os cinco passos para fazer essa limpeza da forma correta!

Como fazer lavar de bichos de pelúcia

Verifique a etiqueta

Em geral, os bichos de pelúcia vêm com uma etiqueta indicando as instruções para lavagem: se deve ser feita à mão, na máquina, a seco etc. Não deixe de conferir essa informação, principalmente em brinquedos com muitos detalhes, como botões e bordados.

Confira se o brinquedo tem pilhas ou baterias

Sempre confira se o brinquedo tem pilhas ou baterias antes de começar a limpeza, mesmo que seja a seco. Se for o caso, remova os itens e não tente molhar a peça. Você terá que fazer uma limpeza diferenciada. Aproveite e remova todos os acessórios que possam se desprender durante o processo de higienização.

Utilize produtos para roupas delicadas

Use nos bichinhos do seu bebê os mesmos produtos que você usa para lavar as roupas dele, que são livres de substâncias alergênicas e próprios para tecidos delicados, como sabão de coco e glicerina. À máquina ou à mão, deixe o brinquedo de molho em água com esse sabão especial.

Coloque o bichinho em uma fronha ou saco para lavagem à máquina

Na lavagem à máquina, coloque o bichinho dentro de uma fronha de travesseiro amarrada com um nó ou saco próprio para esse fim. Isso vai proteger a pelúcia e o enchimento. Não esqueça, também, de separar os produtos por cores quando for lavar mais de um ao mesmo tempo.

Não mergulhe os bichos de pelúcia no balde na lavagem à mão

Na lavagem à mão, o cuidado deve ser em não mergulhar os bichos no balde. Misture um pouco de água com sabão para roupas delicadas e use um pano ou uma escova macia para limpar o brinquedo. Vá esfregando com cuidado até fazer uma espuminha e depois lave em água limpa, apertando gentilmente a peça para retirar o excesso. Depois, seque-a com uma toalha.

Independentemente do procedimento adotado, deixe os bichinhos secando ao vento. O sol favorece a proliferação de ácaros, que adoram a combinação de calor e umidade. Além disso, a ação do sol pode desbotar as pelúcias de cor escura.

A manutenção pode ser feita regularmente com aspirador de pó, mas evite deixar o brinquedo exposto em prateleiras que pegam muita poeira. O ideal para quem tem crianças alérgicas, é lavar os ursinhos mensalmente.

Se os brinquedos forem delicados ou muito importantes para o bebê, o melhor é contratar o serviço de uma empresa especializada, a mesma que faz lavagem de sofás. Assim, você garante uma higienização completa, que acabe com os ácaros e não danifique os bichos de pelúcia.

Para saber mais sobre esse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com a MK Higienização!

Leia também sobre como limpar sofa.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites