Lavagem de Sofá e Estofados em SP

Melhor empresa de lavagem de sofá SP

Como lavar seu sofá em casa – WhatsApp 96288-0872

Como lavar seu sofá em casa – WhatsApp 96288-0872

katia
14 de janeiro de 2017

Quem não gosta de chegar em casa e relaxar no sofá que atire a primeira pedra! Esse móvel é, sem dúvida, um dos principais itens da sala. Justamente por isso, gostamos tanto de deixá-lo sempre limpo e com cara de novo.
Para garantir isso, alguns métodos caseiros podem ser muito eficientes na limpeza de estofados e móveis se utilizados da forma e na medida certa. Ao fazer a lavagem de sofá, por exemplo, é preciso se atentar a seu material para utilizar os produtos adequados.
Quer saber mais sobre esse assunto? Apresentamos, a seguir, algumas das dicas mais eficientes de como lavar sofá em casa. Confira!

Aprenda a fazer a lavagem de sofá em casa

Identifique o tipo de tecido

Esse é o primeiro passo para garantir um bom resultado na limpeza. É muito importante encontrar a etiqueta do estofado, pois é nela que estão informados o tipo de tecido que o compõe e a melhor forma de limpá-lo.
A dica é localizar a etiqueta e saber o que cada símbolo significa. Lembre-se de que cada tipo de estofado deve ser limpo de uma maneira específica: isso é importante para garantir a durabilidade e evitar estragar o material. As etiquetas costumam vir com os seguintes símbolos:

  • P: significa que deve ser feito o processo normal de lavagem a seco, em que podem ser utilizados panos de limpeza a seco. Nesse caso, deve-se aspirar o sofá e passar o pano em toda a sua superfície;
  • W: indica que a limpeza deve ser feita com água e produtos de higiene, como o detergente. Essa é uma das formas mais comuns de limpeza;
  • F: se a etiqueta do sofá tem esse símbolo, a lavagem indicada para ele é a seco profissional. Então, o recomendável é chamar uma empresa especializada nesse tipo de serviço;
  • O: mostra que a lavagem correta deve ser feita com água fria.

Comece com o aspirador de pó

Depois que identificar o método correto para lavar o sofá, a dica é começar com o aspirador de pó. É importante sempre iniciar a limpeza com a aspiração do sofá. Depois dela, vão restar apenas sujeiras ou manchas e vai ficar mais fácil visualizá-las. Além disso, o aspirador é um grande aliado na hora de limpar os cantos do móvel. Vale lembrar que muitas vezes é difícil chegar a determinados espaços com o pano ou mesmo com as escovas.

Descubra os tipos de lavagem

Ainda na etiqueta do sofá, é possível descobrir qual é o tipo de lavagem recomendada para o modelo. Existem três opções: a seco, úmida e com água (que pode ser usada em temperatura ambiente ou fria). Veja como fazer cada uma delas a seguir!

A seco

A lavagem a seco dispensa água. Na modalidade profissional, empresas especializadas utilizam um tipo de solvente que retira as manchas e os odores, e dá uma aparência de novo ao móvel. Para fazer o procedimento, são usados equipamentos para limpeza pesada em todos os tipos de tecido que não podem ser lavados com água.
A limpeza a seco caseira — que pode ser usada no dia a dia, apenas para manutenção — pode ser feita com bicarbonato de sódio. Para isso, salpique o produto sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos. Depois, retire-o com um aspirador de pó. Ele pode ser usado também sobre manchas, mas talvez não seja tão eficaz quanto uma lavagem profissional.
Esse tipo de lavagem pode ser usado em qualquer estofado de tecido (menos palha e sisal), como veludo, linho ou vinil. Certifique-se das especificidades do material e, caso necessário, consulte um profissional experiente que possa indicar qual o melhor método para fazer a limpeza do móvel.
O processo pode ser executado dentro de casa, sem que haja a necessidade de remover o estofado do local em que ele geralmente fica. Atualmente, existem produtos específicos para esse tipo de lavagem — então, vale a pena conhecê-los e pesquisá-los para considerar as opções!

Úmida

Esse tipo de lavagem é indicado para sofás de couro e corino, por exemplo, mas também pode ser usado em caráter de emergência para manchas pequenas e superficiais. É bem simples: passe detergente ou sabão neutro no local, utilize um pano úmido apenas com água para retirar o produto e seque com outro pano em seguida.
Outros materiais de estofado — como camurça e tecidos — também podem ser higienizados com esse tipo de limpeza, exceto quando estiver especificado o uso da lavagem a seco. Atente sempre aos produtos que pretende utilizar, pois eles podem causar manchas que comprometam o aspecto visual do sofá.
Quando fizer a lavagem úmida, jamais deixe o sofá secar com incidência direta de sol, pois isso pode facilitar seu desbotamento e deixar a área coma aparência envelhecida. Escolha um dia em que, de preferência, a temperatura esteja mais alta e a umidade do ar mais baixa: assim, o processo de secagem vai ser mais ágil e haverá menos chances de se criarem fungos e bactérias.

Com água

Esse tipo de limpeza deve ser feito com muito cuidado, pois pode danificar o estofado. Você vai precisar de um balde com 5 litros de água, uma escova macia, um aspirador de líquidos, um pulverizador e o produto próprio para a limpeza de sofás.
O primeiro passo nesse processo é aspirar todo o pó do móvel. Depois, é preciso diluir o produto de limpeza na água e pulverizar uma parte no sofá com ele. Em seguida, esfregue o restante da mistura com a escova. Aí, aspire toda a água e deixe o estofado completamente seco. Repita esse processo até que a água saia completamente limpa.
Utilize água fria ao longo do processo e reserve um local para fazer a lavagem. Lembre-se, entretanto, de que é importante ser cauteloso ao fazer esse procedimento. A depender do estado e da intensidade da sujeira, pode ser necessário acionar uma empresa especializada.

Entenda quais produtos são indicados para lavar o sofá

O material mais eficiente para a limpeza depende do tecido do sofá. Vale lembrar que usar uma substância que não é indicada pode estragar ou manchar sua superfície. Uma boa dica é nunca usar produtos a base de cloro nem sabão em pó, pois eles não são adequados para esse processo e podem danificar o material.

Saiba como lidar com tecidos delicados

Veludo ou linho

Para esse tipo de estofado, uma boa dica é usar uma solução caseira muito eficaz. Para fazê-la, misture 1 litro de água morna com ¼ de vinagre de maçã. Depois, passe-a sobre o sofá com um pano umedecido. O vinagre também pode ser utilizado em suede, um tecido bastante comum nos sofás atualmente.

Camurça

O indicado para esse tecido é lavar apenas com um pano umedecido com água e detergente neutro. Essa mistura ajuda a remover a sujeira sem danificar o estofado. Além disso, pode-se usar uma escova própria para camurça para escová-lo e ajudar a retirar a sujeira.

Couro, napa ou corino

Esse material deve ser limpo apenas com água e sabão neutro. Não aplique misturas caseiras, pois alguns produtos podem ressecar o couro e rachá-lo. Lembre-se de passar um pano seco, depois o sabão e, em seguida, retirar com um pano úmido. Além disso, podem ser usadas soluções específicas para hidratar o material quando terminar a limpeza. Assim, é possível deixar o sofá mais brilhante e macio.
E atenção: não utilize qualquer receita caseira que encontrar na internet para lavar o sofá. Produtos com cloro e água sanitária não são recomendados para esse processo. Além disso, lembre-se sempre de verificar a etiqueta para garantir o uso do melhor método de limpeza para o seu móvel.

Dê atenção à manchas

As manchas do sofá podem ser um pesadelo, mas algumas dicas podem ajudar a limpá-las. A primeira delas é tentar retirar a mancha o mais rápido possível, pois se você demorar muito para lavar o sofá, ela pode não sair mais. Existem alguns tipos que são mais comuns: confira, a seguir, como removê-los!

Urina de animais

Coloque bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, escove o local com uma escova macia. Isso ajuda a tirar a marca e o cheiro.

Vinho e café

Primeiramente, use papel toalha para absorver o máximo possível de líquido — faça isso das bordas para o centro. Depois jogue água com gás ou tônica sobre a mancha: as bolhas vão fazer a sujeira subir até a superfície. Em seguida, use papel toalha para limpar. Outra opção é usar gelo: passe-o pela mancha e enxugue em seguida.

Caneta

Para retirar manchas de caneta, coloque vinagre de álcool branco na parte lisa de uma esponja e esfregue a mancha até sair. Outra opção é usar um pano umedecido com demaquilante.

Gordura

Misture um copo de água morna com ¼ de sabão neutro. Agite para formar espuma e passe-a na mancha com uma esponja. Espere 15 minutos e limpe com um pano ou papel toalha. Depois, use um pano seco para finalizar.

Maquiagem

Raspe o excesso de maquiagem suavemente com uma espátula. Em seguida, aplique bicarbonato de sódio na mancha e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Então, remova o produto com o aspirador de pó.

Esmalte

Passe acetona ou removedor de esmalte sobre a mancha. Logo após, lave-a com água e sabão neutro ou passe um pano úmido. Esse método, porém, não é indicado para tecidos com acetato. Nesse caso, procure ajuda profissional.

Chiclete

Esfregue uma pedra de gelo em cima do chiclete até que ele endureça. Depois, raspe com cuidado com a ajuda de uma espátula.

Saiba como manter o sofá limpo por mais tempo

Para manter o estofado limpo e conservado por mais tempo, evite comer e beber em cima dele. Além disso, não coloque os pés ou calçados sujos sobre o tecido e procure manter longes os animais que soltam pelo. Uma boa ideia pode ser usar uma capa ou manta para protegê-lo, caso combine com a decoração. Há vários modelos bonitos no mercado.
Outra dica importante é investir na impermeabilização para evitar a penetração de líquidos, poeira e sujeira em geral. Esse trabalho, entretanto, deve ser feito por empresa especializada: nunca tente fazê-lo de forma caseira, pois pode danificar o estofado.

Entenda o que evitar na limpeza do sofá

Alguns produtos não devem ser utilizados na limpeza do sofá, como sabão em pó, cloro e água sanitária. Portanto, não arrisque e procure se informar bem antes de executar qualquer higienização caseira.
Lavar o móvel com grande quantidade de água também é um método arriscado. Isso porque, caso não seja possível fazer uma secagem rigorosa, fungos e mofo podem proliferar no estofado.
Para prevenir que o móvel vire um espaço propício ao desenvolvimento de doenças respiratórias, limpe-o com regularidade, de preferência semanalmente. Fique atento a todos os restos de produtos e umidade que possam sobrar da limpeza e seque o sofá imediatamente.
Mantenha o estofado longe de produtos corrosivos que possam danificar sua estrutura. Ele é constituído de muitos materiais diferentes — como madeira, ferro, espuma e outros — e é essencial usar técnicas que limpem apenas sua camada superficial para não provocar danos ao sofá.
Muitas empresas oferecem o serviço a preços abaixo do comumente praticado no mercado. Cuidado com elas: o barato pode sair caro se forem usados produtos de qualidade inferior e que não garantem uma higienização eficaz. Portanto, analise bem antes de escolher.

Conheça o serviço especializado em limpeza de sofás

Se você não tem tempo para colocar essas dicas em prática e procura por um serviço profissional e de qualidade para a limpeza básica ou pesada do sofá, nós podemos ajudar! A MK Higienização oferece vários serviços voltados para a limpeza e a higienização semi seca de estofados.
Para o sistema de lavagem, usamos extratoras profissionais de alta pressão e produtos fungicidas, bactericidas e acaricidas, que garantem a revitalização do brilho do tecido e a completa higienização do móvel contra ácaros, fungos e bactérias. Além disso, garantimos a total retirada de sujeiras e odores do material.
A lavagem de sofá não é algo tão simples. Por isso, é importante ser cauteloso e seguir as dicas apresentadas para que a experiência seja mais segura e sem prejuízos. Dessa forma, o móvel vai ganhar um ar de renovação e higiene. E, o mais importante, vai ficar livre de doenças.
Gostou deste post? Seu sofá precisa de uma limpeza e você não sabe qual o melhor procedimento a ser seguido? Entre em contato com a gente e entenda como podemos ajudá-lo a limpar e revitalizar seu estofado!

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a viajar por toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Centro

Sé Bela Vista
Bom Retiro
Cambuci
Consolação
Liberdade
República
Santa Cecília

Leste

Aricanduva
Carrão
Vila Formosa
Cidade Tiradentes
Ponte Rasa
Vila Curuçá
Itaquera
Cidade Líder
José Bonifácio
Parque do Carmo
Mooca Água Rasa
Belém
Brás
Moóca
Pari
Tatuapé
Penha
Artur Alvim
Cangaíba
Vila Matilde
São Mateus
São Rafael
Jardim Helena
Vila Jacuí
Sapopemba
Vila Prudente
São Lucas

Norte

Casa Verde
Limão
Brasilândia
Freguesia do Ó
Jaçanã
Tremembé
Perus
Anhanguera
Pirituba
São Domingos
Santana
Tucuruvi
Mandaqui
Vila Maria
Vila Guilherme
Vila Medeiros

Oeste

Butantã
Morumbi
Raposo Tavares
Rio Pequeno
Vila Sônia
Lapa
Barra Funda
Jaguara
Jaguaré
Perdizes
Vila Leopoldina
Pinheiros
Jardim Paulista

Sul

Campo Limpo
Vila Andrade
Capela do Socorro Cidade Dutra
Socorro
Pedreira
Ipiranga
Sacomã
Jabaquara
M’Boi Mirim
Santo Amaro
Campo Belo
Campo Grande
Moema
Saúde
Vila Mariana

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites