Como limpar sofá? Descubra tudo!

Como limpar sofá? Descubra tudo!

katia
5 de junho de 2018

Os sofás de veludo estão em alta! Eles conferem requinte aos mais variados tipos de decoração, desde a clássica até a moderna. Além disso, esquentam o ambiente e passam a sensação de aconchego.
Esse material, porém, é muito sensível a produtos químicos e pode manchar ou queimar facilmente. Por essa razão, é preciso saber direitinho como limpar sofá de veludo sem estragá-lo.
Neste post, daremos um passo a passo de como fazer isso. No entanto, primeiro, saiba um pouco mais sobre esse móvel sofisticado. Vamos lá!

Quais os tipos de sofás de veludo?

Os sofás de veludo são encontrados em modelos de dois e três lugares. Há poltronas, também, que podem dar um toque especial a uma decoração mais minimalista, sendo um ponto focal na sala de estar.
O veludo feito com algodão é um dos mais utilizados. É muito macio e agradável ao toque. Existe também o tradicional cotelê, que todos conhecem pelas suas listras em alto relevo, bem demarcadas.
Quanto às cores, são as mais variadas possíveis — azul, vermelho, bordô, verde, preto, bege e cinza estão entre as possibilidades.

Como limpar sofá de veludo?

Esse tipo de sofá é bastante suscetível ao acúmulo de poeira. Portanto, é fundamental que seja limpo com frequência. O ideal é que o móvel seja impermeabilizado assim que chegar em sua residência. Essa impermeabilização, que deve ser feita por profissionais, protege bem contra sujeira e líquidos que possam vir a cair sobre ele.
Quanto à frequência, é muito importante que você faça a limpeza, pelo menos, uma vez por semana, com aspirador de pó, escova e o produto que indicaremos. Essa é a única forma de manter seu sofá com cara de novo e evitar que ele provoque doenças respiratórias.

Passo a passo para a limpeza

Como dissemos, você não deve usar qualquer produto de limpeza no sofá de veludo, pois pode danificá-lo. Veja as dicas abaixo e siga esse passo a passo.

  • retire o excesso de pó e a sujeira mais visível com um aspirador. Faça isso, no mínimo, uma vez por semana ou menos, caso tenha animais de estimação, como gatos, que costumam soltar muitos pelos;
  • se preferir, no lugar do aspirador, use uma escova de cerdas macias para retirar as migalhas e sujeirinhas;
  • passe um pano com água e sabão neutro apenas para finalizar e deixe secar. Jamais utilize outro produto químico no sofá de veludo;
  • para remover manchas, a solução é misturar 1 litro de água com 250 ml de vinagre branco. Umedeça um pano limpo na mistura e passe-o em todo o sofá, até mesmo nos pés. Se a mancha persistir, tente limpá-la com uma esponja embebida na mesma mistura. O vinagre, além de higienizar, ajudará a evitar o aparecimento de traças.

Essas foram algumas dicas de como limpar sofá de veludo. Viu como é fácil? Recomendamos, entretanto, que, uma ou duas vezes por ano, você contrate uma empresa especializada para uma limpeza mais profunda — principalmente se houver alérgicos na sua casa.
Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco pelo formulário do nosso site e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites