Como tirar mancha de vinho, 3 dicas fáceis de fazer!

Como tirar mancha de vinho, 3 dicas fáceis de fazer!

katia
8 de maio de 2018

Você recebeu amigos para um jantar e alguém derramou vinho tinto no sofá? Estava em um evento social e virou a bebida em sua própria roupa? Calma, que isso tem solução! O primeiro passo é limpar a mancha o mais rápido possível para evitar que ela se entranhe no tecido e fique ainda mais difícil removê-la.
Mesmo assim, não é uma boa ideia esfregar qualquer produto: existem alguns que são mais eficazes e apropriados. Neste post, apresentamos dicas de como tirar mancha de vinho de tecidos diversos. Confira!

1. Seja rápido!

Se o tecido for branco, uma boa opção é aplicar um pouco de água oxigenada imediatamente. Assim, mesmo que não seja possível lavar a peça naquele momento, o produto facilita a remoção da mancha mais tarde. Em tecidos coloridos, vale usar um pouco de vinagre branco para diluir a marca.
Caso não tenha nenhuma dessas opções à mão, gelo e água com gás também funcionam. Primeiramente, é preciso usar papel toalha para retirar o excesso. Depois, gelo ou água com gás podem ser colocados no local até que a mancha seja diluída ao máximo. Isso serve para sofás, tapetes e carpetes.
Algumas pessoas também utilizam o sal de cozinha para absorver o líquido do tecido antes de lavá-lo. Isso só funciona, porém, se for feito bem rápido: é só colocar um pouco de sal sobre a mancha e aguardar cerca de 5 minutos ou até que o vinho seja absorvido. Depois, basta lavar normalmente.

2. Lave com água morna ou leite

Se estiver em casa quando o acidente ocorrer, vale colocar a peça imediatamente de molho em água morna. Quando a mancha estiver bem clara, é só lavá-la com água e detergente neutro.
Outra forma, mais antiga, de tirar manchas de vinho tinto das roupas, é fervê-las no leite. O primeiro passo é retirar o excesso de vinho com uma toalha de papel para evitar que ele se espalhe. Depois, basta colocar a peça em uma panela com leite e ferver. Depois que esfriar, basta lavar a peça com água e sabão neutro.
O leite também pode ser utilizado sobre manchas em tapetes e carpetes. É só colocar uma boa quantidade do líquido sobre a marca, esperar que ela saia e depois passar um pano com água e sabão.

3. Use alvejante para manchas secas

Mesmo que o líquido já esteja seco, pode ser que ainda seja possível retirá-lo. Uma opção é lavar com alvejante sem cloro, que agride menos o tecido e pode ser utilizado em todas as cores.
Outra maneira é fazer uma mistura com água e amoníaco, colocar em cima da marca e esfregar com uma escovinha. Depois, deve-se lavar o tecido todo ou, no caso de sofás, passar um pano úmido com água e detergente neutro no local.
Há ainda a dica de usar creme de barbear para a remoção de manchas secas. Ele deve ser colocado diretamente sobre a marca e, depois de alguns minutos, a roupa pode ser lavada normalmente na máquina com água quente.
Essas dicas de como tirar mancha de vinho de tecidos funcionam muito bem bebidas menos encorpadas. Vinhos mais densos podem exigir alternativas mais invasivas, como o uso do cloro — que só pode ser usado em tecidos brancos.
Quer saber como tirar outros tipos de marcas do sofá? Então descubra formas práticas e rápidas de eliminar manchas de sangue, mofo, caneta e outras.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites