
Confira 4 passos para tirar o mofo do carpete
Quem tem carpete em casa sabe que os dias de frio intenso e chuva são inimigos dessa peça, não é mesmo? Nessas condições, a umidade se acumula dentro dos cômodos e se mistura aos tecidos, o que gera um odor característico de mofo. Além disso, ela também pode intensificar a poeira no carpete, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias, fungos e ácaros.
O mofo, um dos maiores inimigos dos carpetes, é um fungo muito nocivo à saúde, principalmente para pessoas que apresentam baixa imunidade ou problemas respiratórios, como asma ou alergias. Por isso, é muito importante combater esse fungo desde os primeiros sinais.
Neste post, apresentaremos quatro passos para você tirar o mofo do carpete. Confira!
Como tirar mofo de carpetes
1. Remova resíduos e poeira do carpete
A limpeza para remoção de mofo do carpete pode ser feita com produtos misturados na água ou a seco. Independentemente do recurso escolhido, o primeiro passo é tirar toda a poeira acumulada no tecido.
Assim, esse processo pode ser feito com um pente duro ou um aspirador de pó, auxiliando a retirar toda a sujeira acumulada. Com isso, sem os pelos de animais, a poeira e os resíduos de comida, a higienização se intensifica e atinge cada superfície do tecido.
2. Utilize produtos adequados
Com o carpete livre de poeira, o segundo passo é aplicar produtos prontos e específicos para a limpeza. Nessa situação, uma boa opção é aplicar um spray antimofo no carpete, seguindo as orientações do rótulo e tomando cuidado para que a peça esteja seca antes de voltar a ser usada.
Além disso, você também pode usar receitas caseiras que são eficientes nesse processo. Logo, uma boa opção é preparar uma mistura de bicarbonato de sódio, água, vinagre, amaciante e álcool. Após isso, basta colocar em um recipiente de spray e aplicar por todo o carpete.
3. Use itens que promovam a segurança contra os esporos do mofo
A tentativa de retirar o mofo do carpete pode espalhar os esporos, que são nocivos à saúde se inalados. Esses esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade, com a capacidade de gerar um novo indivíduo.
Eles são extremamente desidratados e apresentam múltiplas camadas, que os tornam resistentes aos agentes físicos, químicos e ao calor. Por isso, devido à sua grande resistência, o ideal é utilizar óculos e roupas de proteção, além de uma máscara sobre a boca e o nariz na hora da higienização.
4. Ventile bem a casa
Outro passo muito importante é observar a ventilação do local. Assim, verifique se todas as portas estão fechadas, evitando que os esporos possam contaminar o restante da casa. No entanto, lembre-se de deixar as janelas abertas para que o ar circule.
Como vimos, é muito importante tirar o mofo de carpetes, para que problemas respiratórios, como asma e alergias, sejam evitados. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas, para que você consiga retirar todo o fungo com segurança e de maneira bastante eficiente.
Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como tirar mofo de carpete!
Leia também sobre como limpar sofa.