Melhor empresa de lavagem de sofá

Descubra já como tirar cola quente do tecido da cortina!

Descubra já como tirar cola quente do tecido da cortina!

katia
11 de abril de 2019

Uma pistola de cola quente pode ser muito útil no dia a dia de qualquer pessoa, principalmente para aqueles que trabalham com artesanato, ou quando surge algum imprevisto e você precisa colar uma superfície à outra. Contudo, acidentes sempre podem acontecer, não é? Por isso, é importante já estar preparado e saber como tirar cola quente do tecido.

Apesar de ser bastante vantajosa, essa cola é capaz de manchar algumas coisas, especialmente certos tipos de pano. Se isso acontecer, você precisará de um pouco de paciência e cuidado — mas, sim, é possível remover essas manchas!

Separamos aqui as principais dicas para você eliminar os respingos que podem acabar sujando a sua cortina, tapetes e até o sofá. Continue lendo para conferir!

Use o ferro

Amolecer a cola com altas temperaturas é uma das formas de eliminar manchas, e o ferro de passar pode ser utilizado para isso. Lembre-se, apenas, de que essa técnica se aplica somente aos tecidos jeans.

O primeiro passo é deixar a peça do avesso e aplicá-la sobre uma superfície coberta por um tecido de algodão. Então, com o ferro já quente, faça pressão sobre o jeans — lembrando que a mancha deve estar em contato com o algodão, ou seja, virada para baixo. Quando o tecido já estiver brando, será bem mais fácil remover as partículas restantes com o auxílio de uma espátula ou faca.

Utilize o congelador

Para esse método, é importante que a cola já esteja completamente seca no tecido. Caso contrário, ela pode acabar se espalhando mais pelo material e causar uma bagunça ainda maior.

O tecido de roupa ou cortina afetada deve ser deixada no congelador por, aproximadamente, 60 minutos. Depois desse período, o ideal é retirar a peça do gelo e raspar o produto com um material metálico. Se após isso ainda houver cola, recomendamos o uso de uma escova de dentes com cerdas macias.

Passe acetona

A acetona é um produto de fácil acesso e, graças à sua propriedade abrasiva, uma ótima aliada na hora de remover as manchas causadas por uma bisnaga de cola quente. Lembre-se apenas de que ela pode causar danos ao tecido, então, teste-a em alguma parte mais escondida da cortina antes de começar o procedimento.

Se não houver problemas nesse teste, umedeça um algodão ou cotonete com o solvente e aplique-o diretamente no local que você deseja limpar. Após essa aplicação, recomendamos que os excessos sejam limpos com um pedaço de pano. Talvez seja necessário repetir o procedimento algumas vezes para obter um melhor resultado, portanto, tenha paciência!

Use um secador de cabelo

Por fim, outra forma de tirar a cola quente do tecido é utilizar um secador de cabelo. Basicamente, ele atuará da mesma maneira que a própria pistola: o seu ar quente fará com que o material adesivo acabe se descolando. Só tenha cuidado para não danificar ainda mais o tecido, ok?

Em materiais delicados — como as cortinas, por exemplo — é importante manter uma distância segura e utilizar um pedaço de pano (que será descartado depois) para te auxiliar nessa remoção de excessos.

Bom, agora você já sabe como tirar cola quente do tecido! Viu como essas manchas não são tão difíceis de serem removidas? Não podemos deixar de ressaltar, porém, a importância de sempre manusear o produto com cuidado. Afinal a sua alta temperatura pode causar queimaduras. Lembre-se disso!

E aí, gostou das nossas dicas? Já usou algum desses métodos para remover a cola quente dos tecidos? Deixe um comentário e compartilhe a sua técnica favorita com a gente!

Leia também sobre como limpar sofa.

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a viajar por toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Centro

Sé Bela Vista
Bom Retiro
Cambuci
Consolação
Liberdade
República
Santa Cecília

Leste

Aricanduva
Carrão
Vila Formosa
Cidade Tiradentes
Ponte Rasa
Vila Curuçá
Itaquera
Cidade Líder
José Bonifácio
Parque do Carmo
Mooca Água Rasa
Belém
Brás
Moóca
Pari
Tatuapé
Penha
Artur Alvim
Cangaíba
Vila Matilde
São Mateus
São Rafael
Jardim Helena
Vila Jacuí
Sapopemba
Vila Prudente
São Lucas

Norte

Casa Verde
Limão
Brasilândia
Freguesia do Ó
Jaçanã
Tremembé
Perus
Anhanguera
Pirituba
São Domingos
Santana
Tucuruvi
Mandaqui
Vila Maria
Vila Guilherme
Vila Medeiros

Oeste

Butantã
Morumbi
Raposo Tavares
Rio Pequeno
Vila Sônia
Lapa
Barra Funda
Jaguara
Jaguaré
Perdizes
Vila Leopoldina
Pinheiros
Jardim Paulista

Sul

Campo Limpo
Vila Andrade
Capela do Socorro Cidade Dutra
Socorro
Pedreira
Ipiranga
Sacomã
Jabaquara
M’Boi Mirim
Santo Amaro
Campo Belo
Campo Grande
Moema
Saúde
Vila Mariana

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites