Dúvidas sobre como decorar com plantas naturais? Tire aqui! – WhatsApp 96288-0872
Quem não gosta de cuidar da casa e deixá-la organizada e confortável para receber parentes e amigos? Nem sempre as coisas saem como planejamos, mas é possível manter o ambiente limpo e agradável. Você já pensou, por exemplo, em decorar com plantas naturais os espaços do seu lar?
As plantas dão um toque de natureza, sustentabilidade e contribuem para a qualidade do ar. Neste post, além de tirar suas dúvidas sobre como usá-las na decoração da sua casa, você vai aprender sobre as espécies mais adequadas para cada ambiente e os cuidados que precisa ter. Boa leitura!
Quais ambientes decorar com plantas naturais?
Além do uso decorativo, as plantas podem trazer outros benefícios para a sua casa. Elas favorecem uma atmosfera de equilíbrio, diminuem a sensação térmica e até o barulho. Isso sem falar que, ao cuidar delas, você estará fazendo uma ótima terapia.
Antes de tudo, você precisa determinar onde ficarão os canteiros e vasos. Confira os locais mais adequados:
Áreas internas
Utilize plantas arbóreas em áreas como sala de estar, quarto ou corredor — se o espaço for amplo. Caso contrário, escolha plantas menores, que podem ser colocadas nas mesas de centro ou de cabeceira, criados-mudos e suportes de canto.
Cozinha
Vale destacar que o calor pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Ainda assim, se quiser usar um vaso no local, procure distanciá-lo do forno e do fogão.
Banheiro
O banheiro é um local com bastante umidade e onde, normalmente, há menor incidência de luz. Uma planta indicada é a suculenta.
Varandas e quintais
Para esses ambientes mais iluminados, você pode optar por árvores frutíferas de maior porte ou flores que ocupem pequenos vasos.
Quais espécies se adaptam ao interior da casa?
A seguir, confira as dicas para escolher as plantas mais adequadas aos espaços internos da sua casa:
Cactos
Como é uma planta que necessita de pouca água, deve ser regada somente quando o seu substrato secar. Também não precisa podá-la. Além disso, ela entra em repouso quando está frio. Evite molhá-la, pois podem surgir fungos e bactérias.
Antúrio
Utilize um vaso grande. O antúrio precisa de um lugar com muita luz, mas sem ficar exposto ao sol forte (que queima suas folhas). Regue três vezes na semana, com pouca água. Para uma folhagem bonita, garanta que a terra fique úmida na primavera e no verão. No inverno, passe a regar menos.
Begônia
As begônias são muito resistentes e adoram a luminosidade, desde que a luz não fique sobre elas. O ideal é que fiquem perto de vidraças. Utilize vasos pequenos e regue com pouca água, no máximo, três vezes por semana.
Suculenta
Gosta de um solzinho e pode ser colocada nas janelas e jardins. Em períodos quentes, precisa ser regada ao menos uma vez por semana. Já no frio, procure regá-la a cada três semanas.
Hortênsia
A hortênsia precisa ser frequentemente regada. Em climas mais secos, realize o procedimento todos os dias, principalmente quando ela estiver florindo. Plante em vasos grandes para que sua folhagem se desenvolva. Mantenha o vaso à meia sombra, com luz indireta do sol e em boa quantidade. A poda deve ser feita depois da floração.
Agora que você sabe como decorar com plantas naturais, comece a planejar os lugares, tipos de vasos e espécies para deixar sua casa do jeito que deseja. O mais importante é você se sentir bem no seu “jardim encantado”.
Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail informações e dicas sobre organização da casa, limpeza de sofá e tapetes, higienização e impermeabilização de estofados, como evitar sujeiras e alergias, entre outros assuntos do seu interesse.
Saiba também como limpar sofá.
A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.