Melhor empresa de lavagem de sofá

Dúvidas sobre como limpar tapete felpudo? Veja 5 dicas! – WhatsApp 96288-0872

Dúvidas sobre como limpar tapete felpudo? Veja 5 dicas! – WhatsApp 96288-0872

katia
19 de dezembro de 2017

Quem possui uma rotina de trabalho e vida doméstica muito intensa, nem sempre consegue cuidar da casa do jeito que deseja, não é verdade? A importância de ter uma residência sempre limpa e organizada está além do bem-estar.
Cuidar do próprio lar significa manter uma aparência agradável para os amigos e família ou para desfrutar inteiramente dos momentos em que está sozinho. Poucos itens são tão confortáveis como um grande e espesso tapete macio na sala ou no quarto de casa.
Agora, imagine quantas dúvidas surgem no momento de entender como limpar tapete felpudo sem deteriorar o tecido e fazendo com que ele permaneça conservado? Muitas, certamente.
Encontrar soluções de limpeza é uma forma de manter esse conforto e, por isso, a higienização desses tapetes macios deve estar incluída no checklist da casa perfeita. Você ficou curioso para saber como realizar a limpeza diária dessa peça, além dos benefícios da higienização? Acompanhe este post para entender melhor!

Composição do tapete felpudo

Conhecido também como tapete de pelo alto, o item é muito desejado por sua maciez e beleza. A peça dá um toque especial para a decoração, realça os móveis e traz aconchego para o cômodo em que é instalado.
Geralmente, o tapete felpudo é feito de materiais naturais como a lã e o algodão, mas também pode ser composto por fibras sintéticas, como o shaggy, que compõe a peça trazendo cada fio com uma torção especial, possibilitando reflexos de acordo com a incidência de luz no ambiente.

Sujeira do tapete

Qualquer que seja a matéria-prima, esse tipo de tapete é propício a acumular mais pó e umidade do que os modelos de pelos curtos. Assim, se torna o lugar ideal para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias causadores de reações alérgicas e outras doenças. É indispensável mantê-lo limpo e higienizado, sendo tão importante a manutenção diária quanto uma lavagem mais profunda. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

5 dicas de como limpar tapete felpudo

Antes de tudo, é necessário ler atentamente as instruções do fabricante e estar ciente do material com que ele é feito. Saber exatamente o tamanho da peça, facilita no momento de solicitar os serviços de uma empresa especializada, agilizando, dessa forma, a realização da lavagem. Então, para que o seu tapete maravilhoso esteja sempre limpinho e fofíssimo, confira as dicas a seguir.

1. Aspire o tapete e elimine os resíduos sólidos

Para facilitar a limpeza da peça, é importante que o tapete esteja totalmente livre de resíduos, como poeira, pelos e areia. A melhor forma de retirar todos esses componentes é usar um aspirador de pó, que pode ser o modelo convencional ou, ainda, as vassouras aspiradoras.
O ideal é utilizar acessórios que permitam penetrar no fundo do tapete, retirando as sujidades acumuladas até nas partes mais profundas da peça. Para melhor eficiência, a aspiração deve ser feita no sentido dos fios, e nunca de forma transversal, pois além de atrapalhar, pode danificar as fibras.

2. Passe um pano para facilitar a remoção de manchas e sujeiras nas fibras

Depois que os detritos forem removidos, será a hora de limpar os fios do tapete. O jeito mais prático de realizar esse procedimento de forma caseira, é utilizar um pano limpo e macio, embebido de solução limpante. Prefira tecidos que sejam feitos de algodão e que não “briguem” com a textura do tapete.
Prepare uma solução com água e a substância, tomando cuidado com o excesso do produto de limpeza. Em seguida, mergulhe o pano nessa solução e torça o máximo que puder. Aplique-o em toda a superfície, fazendo sempre movimentos de baixo para cima. Tenha cautela para cobrir a área uniformemente.

3. Escolha a solução ideal para o seu tecido

A escovação com um pano tem maior efeito quando a solução usada potencializa o poder da limpeza. Descubra, a seguir, quais são as soluções mais utilizadas e qual delas é mais indicada para o seu tapete felpudo:

Detergente neutro

No caso de não existirem manchas antigas nem marcas, um detergente neutro com água é o suficiente. Ele pode ser utilizado tanto em fibras naturais, como em fibras sintéticas, apresentando bons resultados. Não esqueça de tirar os resíduos do produto com água.

Vinagre

O vinagre à base de álcool é um desinfetante natural e neutralizante, ótimo para a higienização. Possui ação fungicida e bactericida, capaz de eliminar os microrganismos que crescem entre as fibras do tapete, de anular a acidez da urina do pet de estimação, além dos cheiros desagradáveis.
Especialmente indicado para casas com crianças e animais domésticos, o vinagre pode ser aplicado em solução com água ou não diluído, com um borrifador, para o caso de acidentes como xixi de cachorro, gato ou derramamento de líquidos na peça.

Álcool e bicarbonato de sódio

As soluções de bicarbonato de sódio são boas para remover manchas recentes, assim como o álcool que, quando está diluído, pode ser aplicado em superfícies gordurosas. Mas, lembre-se sempre de retirar o excesso dos produtos com um papel toalha! Dessa forma, a peça será conservada melhor.
O bicarbonato pode ser misturado com água e, quando estiver pastoso, ser aplicado diretamente na parte afetada. A substância é indicada especialmente para as pré-lavagens, que servem para retirar as marcas mais consistentes.
O ideal é, assim que você perceber as manchas, colocar as soluções o mais rápido possível, pois quanto mais ágil for a limpeza, mais fácil será a retirada da sujeira. Quando existe demora nesse processo, dependendo do tipo de mancha, ela fica mais difícil de sair.

4. Limpe o tapete a seco

Em alguns casos, o melhor método é fazer uma limpeza a seco caseira, misturando em quantidades iguais o amido de milho ou aveia e o bicarbonato de sódio. Feito isso, espalhe a mistura por toda a área da peça e, meia hora depois, remova com um aspirador.
A lavagem a seco traz melhores resultados para os casos menos graves, ou seja, que não possuem manchas profundas, quedas de líquidos, entre outros resíduos mais complicados. Por isso, pode ser feita, principalmente, após a lavagem profissional ou em peças que foram adquiridas a pouco tempo.

5. Faça uma lavagem profissional

Mesmo com a manutenção diária feita corretamente e as manchas retiradas, a lavagem profissional deve ser feita, no mínimo, uma vez por ano, para garantir as propriedades naturais da peça, além do conforto de sua família.
Sabia que uma equipe técnica e capacitada pode potencializar os resultados da higienização e lavagem desse item tão comum nas residências? Isso acontece porque a limpeza é feita com a aplicação de um shampoo específico para tapetes felpudos, que fica agindo por alguns minutos na peça. Em seguida é utilizada a enceradeira que é uma maquina industrial que trara toda a sujeira até as mais profundas para fora do tapete. Após todo este processo  as substâncias são retirada com a ajuda de uma máquina extratora deixando o tapete completamente limpo e higienizado, indo direto para a estufa onde será trabalhada a secagem da peça.
Neste post, esclarecemos algumas dúvidas sobre os tapetes felpudos e apresentamos informações para mantê-los conservados. Agora que você aprendeu como cuidar dessa peça, está mais do que preparado para colocar essas dicas em prática e deixar sua casa um brinco, do jeito que você quer!
E aí, gostou do nosso post sobre como limpar tapete felpudo? Que tal ajudar seus amigos com as dúvidas deles também? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Leia também sobre como limpar sofa.

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a viajar por toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Centro

Sé Bela Vista
Bom Retiro
Cambuci
Consolação
Liberdade
República
Santa Cecília

Leste

Aricanduva
Carrão
Vila Formosa
Cidade Tiradentes
Ponte Rasa
Vila Curuçá
Itaquera
Cidade Líder
José Bonifácio
Parque do Carmo
Mooca Água Rasa
Belém
Brás
Moóca
Pari
Tatuapé
Penha
Artur Alvim
Cangaíba
Vila Matilde
São Mateus
São Rafael
Jardim Helena
Vila Jacuí
Sapopemba
Vila Prudente
São Lucas

Norte

Casa Verde
Limão
Brasilândia
Freguesia do Ó
Jaçanã
Tremembé
Perus
Anhanguera
Pirituba
São Domingos
Santana
Tucuruvi
Mandaqui
Vila Maria
Vila Guilherme
Vila Medeiros

Oeste

Butantã
Morumbi
Raposo Tavares
Rio Pequeno
Vila Sônia
Lapa
Barra Funda
Jaguara
Jaguaré
Perdizes
Vila Leopoldina
Pinheiros
Jardim Paulista

Sul

Campo Limpo
Vila Andrade
Capela do Socorro Cidade Dutra
Socorro
Pedreira
Ipiranga
Sacomã
Jabaquara
M’Boi Mirim
Santo Amaro
Campo Belo
Campo Grande
Moema
Saúde
Vila Mariana

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites