Guia prático de como tirar manchas do sofá | Dicas rápidas!
Guia prático para tirar manchas do sofá – WhatsApp 96288-0872

Guia prático para tirar manchas do sofá – WhatsApp 96288-0872

katia
19 de março de 2018

Manter a limpeza de uma casa não é uma tarefa simples, ainda mais para quem trabalha e tem que equilibrar as responsabilidades profissionais com as domésticas. Mesmo que você procure deixar tudo bem organizado e limpo para oferecer conforto e bem-estar à sua família e aos seus amigos, sempre fica alguma coisa para trás.
Portanto, continue a leitura deste post e descubra o que fazer para tirar mancha do sofá da sua residência.

Aprenda a tirar mancha do sofá

Geralmente, a sala da sua casa é o local em que as pessoas passam uma boa parte do tempo. Daí que conservar o sofá sempre um brinco  não é muito fácil, principalmente se houver uma televisão no cômodo e os frequentadores tenham o hábito de comer e beber no recinto.
Assim, uma sujeira aqui, um refrigerante derramando ali, um molho respingado e as manchas parecem querer fazer parte da festa da falta de limpeza. Além disso, dependendo da mancha e do revestimento, seu sofá pode ficar avariado.
Mas não se preocupe além da conta. Nós reunimos algumas maneiras eficazes e que não agridem o tecido do assento para você remover manchas específicas. Confira.

Sangue

Encontrou mancha de sangue no sofá? A providência é simples. Faça uma solução misturando  detergente líquido e água fria em uma vasilha. A seguir, efetue uma limpeza da superfície manchada esfregando com uma esponja. Faça isso até a solução ser absorvida pelo revestimento. Se necessário, repita o procedimento até conseguir o resultado esperado. Ao final do processo, molhe um pano em água fria, remova o detergente e espere secar.

Mofo

Uma boa alternativa e que funciona muito bem quando o seu sofá apresenta manchas de mofo é utilizar uma solução que consiste na mistura de água e limão.
Umedeça um algodão com ela e passe suavemente por cima da área manchada e aguarde a secagem. O limão, além de retirar o mofo, também clareia o tecido.

Bebidas

Serviu um vinho ou aquele café delicioso e, acidentes acontecem, derramaram no sofá. Sem estresse, pegue um papel toalha e coloque sobre a superfície molhada para que ele possa absorver a maior quantidade possível das bebidas despejadas no estofado.
O ideal é fazer isso de fora para dentro. Quer dizer, inicie pela borda da mancha e vá para o centro dela. Isso evita que a mesma avance pela superfície e exija mais trabalho.
A seguir, despeje água com gás no local para que ela borbulhe e o líquido infiltrado venha para cima. Use mais uma vez o papel toalha, sem esfregar. Caso precise, repita o procedimento.

Caneta

Em uma vasilha você mistura uma xícara de água, duas colheres de chá de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente neutro.
Faça  uma esfregação leve da solução utilizando-se de um pano umedecido nela. Cuidado na hora de esfregar para evitar espalhar a mancha e complicar a limpeza.
Espere por uns 10 minutos para que a mistura possa agir. Depois, enxágue o local e remova com um pano seco o excesso de umidade.
Caso a mancha esteja em um sofá com revestimento de couro, use uma esponja umedecida com vinagre de álcool branco. Use o lado macio para esfregar a mancha até que ela desapareça. Outra alternativa é passar um pano embebido com removedor de maquiagem.

Gordura

Biscoitos, sanduíches e salgadinhos são umas delícias e costumam deixar sinais no sofá de que a festa foi ótima: manchas de gordura para todo lado.
Para se livrar delas a dica é a seguinte: coloque 1 litro de água morna em um recipiente. Acrescente 100ml de vinagre branco e 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Pulverize com a solução a área manchada. Escove com uma escova macia sempre no sentido da trama do tecido.
Depois de 10 minutos, tempo necessário para a mistura agir, remova o excesso dela com um pano úmido e deixe que a secagem aconteça normalmente, sem colocar o sofá no sol.

Manchas amareladas

Aqui também é recomendável aplicar uma solução 1 litro de água, ½ copo de vinagre branco e duas colheres de chá de bicarbonato. Se sobrar depois do uso, ela pode ser armazenada por até 60 dias sem perder as propriedades.
Faça uma aspersão do líquido sobre o local da mancha amarelada. Depois, com uma escova de cerdas duras, escove a área na direção da trama do tecido. Em linha reta, sem circular o lugar.
Use um pano úmido para retirar o excedente da solução e posicione o sofá em local ventilado, e sem luz solar direta, para secar e garantir a conservação do móvel.

Esmalte

Se você pensa que esmalte de unha derramado não sai nunca mais e que seu lindo sofá está condenado a ficar manchado enquanto ele durar, pode mudar de pensamento. É um tipo de mancha que pode ser removido. Entretanto, antes de fazer uso de uma das dicas a seguir, faça um teste do produto no tecido para certificar-se de que não haverá nenhuma reação adversa.
Um desses produtos é a acetona. Use um cotonete ou uma bucha pequena de algodão. Umedeça aos poucos e aplique com precisão no local manchado. Com um pano branco (de outra cor pode manchar o sofá), esfregue a área. Faça isso até a mancha desaparecer. Enxágue com água morna, lavando com uma esponja para retirar o resto de acetona e deixe secar.
Mais uma alternativa é o óleo de banana, que é um produto natural. Os procedimentos são os mesmos adotados com a acetona.
Além dos dois produtos, existe a opção do laquê de cabelo. Umedeça um cotonete com ele e esfregue bem sobre a mancha.

Batom

Manchas de batom podem ser removidas com uma solução de água e sabão líquido. Aplique a mistura em uma esponja e passe sobre o espaço manchado. A seguir, coloque papel toalha por cima e espere secar.
Tirar mancha do sofá não é tão complicado quanto se imagina à primeira vista. Entretanto, nem sempre você consegue realizar a tarefa com a qualidade que deseja e o resultado acaba por danificar o móvel. Uma boa opção que você tem é a de contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço e reconhecida no mercado. O trabalho é feito por profissionais experientes; você economiza dinheiro, tempo e não corre o risco de estragar o seu sofá aconchegante.
Para saber mais sobre lavagem e higienização de sofás e contar com o suporte de profissionais capacitados, entre em contato com a MK Higienização.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites