Guia simples e prático: como lavar cortinas corretamente?
Um bom ambiente, além de prático e esteticamente agradável, precisa de higienização a fim de propiciar conforto e qualidade de vida aos seus usuários. Um dos itens do lugar que exige atenção é a cortina. Você sabe como lavar cortinas?
Para ajudar na manutenção de um local saudável e limpo, preparamos este post sobre limpar, com eficiência, as cortinas do escritório ou residência. Continue a leitura.
Use a cortina com elegância e higiene
Quem não gosta de uma cortina para dar um toque de charme às áreas de trabalho ou de convivência, além de oferecer conforto, harmonizar a luminosidade e a temperatura interior?
Peça indispensável em uma decoração charmosa e receptiva, ela é funcional, agrega valor visual e torna o espaço mais aconchegante. Entretanto, se você não higienizá-la correta e periodicamente, o acúmulo de pó, manchas e sujeira é inevitável. Com isso, ela deixa de ser um item decorativo para se transformar em habitat de ácaros e fungos.
Aprenda como lavar cortinas com segurança
Você pode lavar as cortinas, se desejar. Contudo, é preciso observar cuidados para que a limpeza dê bons resultados e não resulte em dissabores. Verifique o tipo de tecido. Peças em linho, veludo, seda, xantungue e algodão cru, por exemplo, podem ser danificadas durante o processo por causa da fragilidade do pano. Por isso, exigem uma lavagem compatível.
Outros aspectos importantes a considerar são a temperatura da água e o tempo de lavagem. Lembre-se de tirar todo o tipo de acessório (argola, ilhós); e passe o aspirador de pó para retirar a poeira acumulada antes de iniciar a operação. Lave somente a cortina, sem misturar com outras roupas ou itens de cama, mesa e banho. Não centrifugue para proteger o trançado dos fios e as cores do tecido.
Confira alguns tipos de tecido e os cuidados necessários para garantir uma boa limpeza e conservação da peça:
- cortina painel: lave a peça com um pano umedecido em detergente neutro; esfregue com cuidado, e no sentido da trama do tecido;
- voil: cortina confeccionada com esse tecido pode ser lavada na máquina, mas no modo “peças delicadas”; é recomendável utilizar o sabão líquido de cocô; se o tecido for colorido acrescente bicarbonato de sódio (uma colher de sopa);
- algodão pré-encolhido: A lavagem é simples e pode ser realizada na máquina de lavar com a utilização de sabão convencional;
- blecaute PVC: use uma esponja e sabão neutro para limpar esse tipo de cortina;
- poliéster: A peça deve ser deixada de molho em água fria por meia hora. A água deve ser trocada três vezes. Deve ser colocado à sombra para secar;
- seda: o ideal é conta com os serviços de empresa especializada par evitar danos ao tecido, que é muito frágil;
- Veludo: faça a escovação com um pano de camurça, umedecido levemente em água morna.
Agora que você aprendeu como lavar cortina, não deixe de fazer a limpeza periódica para a manutenção da peça. Entretanto, é recomendável recorrer a uma empresa especializada para realizar uma higienização completa do material. Procure quem é reconhecido no mercado e que ofereça um serviço econômico, sustentável e de acordo com os seus critérios de qualidade.
Para conhecer detalhes do um processo de higienização de cortina, eficiente e prático, realizado por pessoal especializado, entre em contato com a gente!
Leia também sobre como limpar sofa.