Lavagem de sofá: mitos e verdades que você precisa saber!
O sofá é um elemento de grande importância dentro de uma sala de estar. A higienização e cuidados se fazem necessários para a manutenção de suas características positivas, além de não torná-lo hospedeiro de pequenos seres prejudiciais à saúde, como os ácaros.
Entretanto muitas informações conhecidas sobre a limpeza do sofá não se confirmam. Você sabe quais são os mitos e verdades / lavagem de sofá? Para esclarecer essa questão, fizemos este artigo. Ao logo dele, abordaremos os principais mitos e verdades da lavagem de sofá. Confira!
Veja agora quais são os principais mitos e verdades / lavagem de sofá
Vinagre danifica o tecido no momento da lavagem de sofá?
Depende. O vinagre é muito eficiente na limpeza porque contém elementos ácidos que, em contato com o estofado, podem reagir de forma a danificar os tecidos, dando a eles um aspecto desagradável do ponto de vista estético. Por esse motivo, a utilização do vinagre deve ser feita de forma cautelosa, a fim de não danificar o móvel durante a limpeza de sofá.
Recomenda-se o uso do vinagre juntamente com um pano limpo e úmido para a higienização e que ela seja feita com cuidado, a fim de não agravar as manchas existentes no local.
Posso limpar com escova?
Sim, mas a recomendação é a mesma do item anterior, ou seja, executar com cuidado, já que as cerdas deste material podem danificar o estofado, gerando pequenos arranhões na textura do sofá ou até mesmo podendo rasgá-lo. A escova deve ser usada de forma cuidadosa e com ‘jeitinho’ para apresentar o resultado desejado.
Posso utilizar secador de cabelo na secagem do sofá?
O uso do secador de cabelo para a limpeza do sofá também não é recomendado, pois a utilização deste eletrodoméstico pode aquecer demasiadamente o material, fazendo com que ele se expanda de forma exagerada, comprometendo a qualidade do estofado.
Vale a pena impermeabilizar o sofá?
Muitos alegam que a impermeabilização do sofá é responsável por crises alérgicas dos seus usuários, entretanto nada pode ser mais falso. Na verdade, a impermeabilização do sofá age de forma contrária, evitando crises alérgicas, pois não há penetração de sujeiras e umidade, que facilitam a proliferação de fungos e pequenos seres no sofá, como os ácaros — que causam alergia.
Posso utilizar água sanitária para lavagem do sofá?
A utilização desse material não é recomenda, ainda que diluída com outros materiais e solventes, como a água. Isso porque esse produto tem grande capacidade de manchar o sofá, desvalorizando-o esteticamente.
Devo tomar cuidado com receitas caseiras?
Sim, a maioria das receitas caseiras são prejudiciais para a lavagem do sofá. Quando é feita a limpeza periódica deste móvel, recomenda-se a utilização de um pano levemente umedecido. Medidas preventivas, como a impermeabilização e a lavagem periódicas em empresas especializadas, são o diferencial para aumentar a vida útil do sofá, mantendo a sua qualidade, funcionalidade e higiene.
Sendo assim, após conhecer os mitos e verdades / lavagem de sofá, recomendamos que você siga as dicas e desconfie sobre receitas caseiras milagrosas para limpar o sofá. Recomendamos que, em caso de manchas, profissionais e empresas especializadas no assunto sejam procurados a fim de resolver o problema de forma eficiente, sem agravar o problema.
Agora que você já conheceu os principais mitos e verdades da lavagem de sofá, saiba qual é a importância de manter o estofado limpo e como limpar sofa!