Lavagem de sofá: saiba qual a importância de manter seu estofado limpo!
Lavagem de sofá: saiba qual a importância de manter seu estofado limpo! – WhatsApp 96288-0872

Lavagem de sofá: saiba qual a importância de manter seu estofado limpo! – WhatsApp 96288-0872

katia
7 de dezembro de 2017

Por mais que se tome cuidado, todo estofado, cedo ou tarde, acaba ficando sujo. A boa notícia é que não é preciso substituí-lo por um modelo novo, trocar a tapeçaria ou se conformar com o uso daquelas capas desajeitadas.
Para se livrar da sujeira impregnada, basta investir em um serviço profissional de lavagem de sofá. A seguir, tire suas dúvidas sobre a eficácia do procedimento e entenda a importância de manter um dos principais itens do mobiliário sempre limpo.

O que indica que a limpeza de sofá doméstica não é suficiente?

A presença de partes encardidas e manchas que não saem facilmente, bem como um odor desagradável, são indícios da necessidade de higienizar o sofá. Apenas a lavagem de sofá técnica, feita por uma equipe especializada, remove as sujeiras profundas.

O grau de higienização alcançado, bem como a capacidade de recuperar a boa aparência do sofá, é o que diferencia a lavagem profissional da limpeza feita em casa.

No entanto, um procedimento não exclui o outro. Na realidade, a limpeza e a lavagem são processos complementares.

Como se dá o procedimento de lavagem de sofá?

Para promover a desinfecção do estofado e — não menos importante — revitalizar seu visual, a lavagem profissional é feita com máquinas extratoras de alta pressão e produtos acaricidas, bactericidas e fungicidas, adequados para o seu tipo de tecido.

Trata-se de um procedimento de lavagem de sofá semisseco, o qual recupera as características originais do tecido, restaurando suas fibras. Tudo isso feito por um técnico que atende em domicílio, ou seja, sem a necessidade de remover o sofá para outro local.
Após a lavagem, é preciso aguardar de seis a oito horas até a secagem completa. Em seguida, recomenda-se complementar o serviço por meio da impermeabilização do estofado.

Vale a pena investir na impermeabilização após a lavagem de sofá?

Certamente. A impermeabilização prolonga a vida útil do sofá, pois aumenta a resistência das fibras, prevenindo o aparecimento de novas manchas provocadas pelo derramamento de líquidos, respingos de gorduras, entre outros acidentes domésticos.

Ela só é feita após o sofá ter sido devidamente limpo e higienizado, para que nenhuma sujeira acabe retida no tecido. A pulverização do produto impermeabilizante ocorre no mesmo dia da lavagem profissional e leva menos de uma hora.

Doze horas após a conclusão do procedimento, o móvel é liberado para o uso. A impermeabilização facilita a limpeza do dia a dia e ajuda a manter a aparência de novo por muito mais tempo.
Para ter segurança de que a técnica empregada seja realmente eficaz, procure por uma empresa higienizadora que ofereça garantia do serviço. Cuidando bem, a periodicidade entre uma lavagem profissional e outra pode ser de um ano.

Como dar a manutenção adequada entre as lavagens?

A manutenção diária, feita de maneira adequada, ajuda a aumentar o intervalo entre as lavagens profissionais. Cobrir as partes mais usadas com uma manta decorativa, que possa ser lavada na máquina de lavar, também é uma medida preventiva.
Veja três dicas de como executar, passo a passo, a limpeza do sofá corretamente.

1. Inicie o processo com um aspirador de pó

A primeira providência é aspirar o sofá para a remoção de restos de comidas, pelos e cabelos, além da poeira, de preferência com um aspirador de pó equipado com filtro HEPA (do inglês, high efficiency particulate arrestance).
Faça movimentos com o bucal do aspirador de pó apenas no sentido das fibras, passando suavemente por toda a superfície, inclusive nos cantinhos mais escondidos.
Antes de prosseguir para a próxima etapa, verifique se o sofá não tem nenhuma etiqueta com orientações que recomendem apenas a lavagem a seco. Atualmente, a maioria dos modelos é preparada para aguentar a limpeza úmida feita em casa.
Outra saída que também ajuda a manter a limpeza em dia, sem a necessidade de usar água, é espalhar um pouco de bicarbonato de sódio por cima do sofá, deixá-lo agir por uns 10 minutos e aspirar o pó.

2. Complemente com um pano umedecido

A limpeza deve ser feita com o uso de panos limpos levemente umedecidos em água, que pode ser acrescida (ou não) de algum produto de limpeza, como um detergente neutro. Panos de microfibra absorvem mais e retêm melhor a sujeira sem deixar pelos.
O uso de algum agente químico específico (ainda que o mercado esteja cheio de opções para diluir) se não for empregado adequadamente, pode manchar a superfície do sofá, danificando-o ainda mais. Na dúvida, teste em uma pequena área.

3. Aposte nas fórmulas caseiras

Produtos de limpeza com fórmulas caseiras também funcionam. Experimente as receitas à base de ingredientes adstringentes, como o vinagre — o qual ajuda a remover sujeiras leves e manchas provocadas por canetas.

Se combinado com água morna e um pouco de bicarbonato de sódio, o vinagre remove até manchas de gorduras. Basta esfregar a região afetada com uma escova de cerdas macias, deixar agir por 10 minutos e enxaguar com um pano limpo e umedecido.

Não se esqueça de limpar as partes de difícil acesso, como cantos, bases de encostos, apoios laterais e outras que tendem a ter sujeira acumulada.

Ao término, afaste-se um pouco e observe se não há manchas, bem como se o tom ficou padronizado em toda a estrutura. Para ajudar a secar, deixe a sala ventilada, mas não exponha o sofá diretamente aos raios solares, que podem danificar o tecido.

Por que é importante investir na conservação do móvel?

O sofá é um dos itens do mobiliário mais utilizado na residência, tanto pela família quanto na hora de receber visitas. Não é raro servir, inclusive, para cochilos ao longo do dia.
Por isso, é necessário remover a presença de ácaros, bactérias e fungos, que podem causar alergias e levar, inclusive, ao desenvolvimento de doenças respiratórias, problemas de pele, dentre outros males.
Além disso, conservar o móvel valoriza a decoração do ambiente e é mais barato e mais sustentável do que simplesmente descartá-lo e adquirir um modelo novo cada vez que tiver de lidar com a sujeira.
A lavagem de sofá periódica deve se tornar um hábito na rotina doméstica. Se não, com o passar do tempo, além de ficar encardido e com o tecido deformado, torna-se uma colônia de micro-organismos nocivos à saúde. Se quiser saber mais informações sobre os métodos de limpeza mais eficazes e seguros para os seus estofados, entre em contato conosco!

Saiba também como como limpar sofá.

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites