Melhor empresa de lavagem de sofá

Limpeza de tapete e sofá: dicas para higienização

Limpeza de tapete e sofá: dicas para higienização

katia
14 de setembro de 2018

É um fato inevitável da vida. More você naqueles chiques apartamentos em Balneário Camboriú ou em um pequeno kit net na Avenida Paulista, os seus tapetes e sofás vão acabar ficando sujos uma hora ou outra.
As migalhas de comida aparecem, bebidas são derramadas e os animais de estimação rastreiam a lama por toda a superfície dessas peças de mobília e decoração. Felizmente, a limpeza de tapetes e sofás é algo relativamente fácil. Tudo o que você precisa é de um pouco de tempo e ótimos suprimentos de limpeza.

Dicas para limpeza de sofás

Quem não ama ficar o dia inteiro naquelas salas enormes de apartamentos em Balneário Camboriú vendo TV? Só não é divertido, claro, se o sofá estiver sujo. Com o tempo, migalhas, refrigerante derramado, pelos de animais, sujeira e oleosidades de suas mãos e pés se acumulam em seu sofá e o deixam com uma aparência desbotada.
Mas, por favor, não se preocupe. Veja agora como limpar sofá para que ele fique tão limpo quanto aqueles que a gente vê em casas para alugar.

  1. Use um aspirador de mão ou escova para limpar detritos e sujeiras da superfície do sofá

Certifique-se de limpar as fendas onde se acumulam pelos de animais, migalhas de comida e sujeira. Se as almofadas não estiverem presas, remova-as e aspire-as em ambos os lados.

  1. Limpe as áreas de madeira ou metal

Limpe os pés do sofá e outras partes de não-tecido com uma solução de água morna e detergente líquido.

  1. Determine o tipo de tecido com o qual você está lidando

Encontre a etiqueta no sofá e leia as instruções de como limpar os estofados. Aqui estão os códigos encontrados nos rótulos:
– WS: Use um detergente neutro com um aspirador de pó ou um detergente de lavagem a seco.
– S: Use apenas um detergente de limpeza a seco.
– X: Use apenas limpeza a vácuo. Sem água.
– W: Você pode usar água para limpá-lo.

  1. Remova as manchas

Não importa se o sofá é seu ou se ele está em uma propriedade sua que está na lista de imóveis para alugar. Ter manchas no sofá é algo feio e muitas vezes até repugnante para as visitas.
Saber limpar um sofá significa saber como remover manchas. Você pode usar um produto industrializado ou fazer seus próprios produtos de limpeza a partir de ingredientes que você tem na cozinha. Produtos de limpeza caseiros são mais baratos e gentis para a mãe-terra. Veja como limpar um sofá, por tipo de tecido:
Para estofados em tecido, misture 1/4 de xícara de vinagre, 3/4 de água morna e 1 colher de sopa de detergente. Coloque em um frasco de spray. Borrife a área suja. Esfregue com um pano macio até a mancha sair. Use um segundo pano umedecido com água limpa para remover a solução de limpeza. Seque com uma toalha.
Para estofamento de couro, misture 1/2 xícara de azeite com 1/4 xícara de vinagre e coloque em um frasco de spray. Borrife a solução na superfície do sofá e depois limpe com um pano macio.
Para estofados sintéticos, misture 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e 1/2 colher de sopa de detergente líquido em um frasco de spray. Borrife a área suja e esfregue com um pano macio até que a mancha suma.

  1. Deixe o sofá secar

Use uma toalha para absorver o excesso de água que ficar na superfície do sofá. Se ainda estiver muito úmido, você pode querer usar um ventilador para secagem rápida. A água, se não for bem removida, pode causar mofo às almofadas e ao tecido.
Dicas para limpeza de tapetes
Para fazer um tapete parecer novo, como aqueles de lojas que a gente vê, inclusive, em casas para alugar, obviamente que você precisa limpá-lo. Isso dá para fazer mandando-o para um profissional ou você mesmo pode economizar dinheiro realizando a limpeza por conta própria.
A seguir, veja como limpar um tapete e remover manchas sem gastar muito pra isso.

  1. Faça uma pré-limpeza no tapete

Primeiro, aspire o tapete na frente e nas costas para remover sujeira e detritos da superfície. Use uma escova para remover pelos de animais. Leve o tapete para fora de sua casa e sacuda-o sobre uma superfície impermeável. Uma garagem ou pátio é perfeito.

  1. Limpe o tapete com uma solução de limpeza apropriada

Se você estiver usando um xampu para tapetes comprado em lojas, siga as instruções sobre como misturar e como limpar a tapeçaria. Você também pode fazer a sua própria solução de limpeza misturando alguns jatos de detergente líquido em um balde de água morna. Não use água quente, pois ela pode encolher e desbotar o tapete.
Usando uma esponja ou uma escova macia, aplique a solução de limpeza e trabalhe-a em uma espuma. Não encharque o tapete. Deixe a solução agir por 5 minutos. Use sua mangueira de jardim para enxaguar o tapete.
Depois, utilize um aspirador a vácuo para remover o máximo de água possível. Deixe o tapete ao ar livre até que esteja completamente seco antes de colocá-lo de volta na sua casa. Você pode precisar virá-lo e deixar ele secando de um lado de cada vez.

  1. Remova as manchas

Para remover manchas, misture 1 colher de chá de detergente líquido, 1 litro de água morna e 1 colher de chá de vinagre. Use um pano macio para aplicar a solução em cima da mancha e borre-a suavemente. Não esfregue porque você pode fazer com que as fibras do tapete fiquem emboladas.
Deixe a solução permanecer no local por pelo menos cinco minutos. Use um pano limpo embebido em água para remover o líquido de limpeza. Utilize uma toalha seca para secar. Para manchas difíceis ou para remover mofo e bolor, utilize uma mistura que seja uma parte de peróxido de hidrogênio para cinco partes de água.
Remover manchas do tapete é excelente não só para a sua vista, mas também para a das suas visitas. No futuro, você perceberá que até colocar a sua casa na lista de imóveis para alugar se tornará mais fácil tendo um tapete limpo na sala de estar como ornamento.
Tapetes e sofás sujos: grandes causadores de doenças
Apesar de não parecer, a limpeza de tapetes e sofás tem muito mais a ver com a sua saúde do que com a aparência da sua sala de estar. Estudos revelam que tapetes e sofás sujos podem:
– Aumentar a probabilidade de você adquirir asma
– Causar reações alérgicas devido aos ácaros, como erupções cutâneas, irritações no nariz e nos olhos
– Agravar problemas respiratórios, como a rinite e a sinusite
– Desenvolver pés-de-atleta devido a fungos que começarão a se alojar no seu tapete
– Gerar problemas gastrointestinais caso haja salmonela ou Escherichia coli no tapete
Portanto, a partir de hoje, se quiser o seu bem-estar e o da sua família, não deixe de lado a limpeza dos seus tapetes e sofás. Com o tempo, você verá que esse hábito se tornará mais fácil, rápido e parte indissociável da sua rotina de limpeza.
Agora que você já sabe como limpar tapetes e sofás, compartilhe este post com seus amigos para que eles também saibam!

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a viajar por toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Centro

Sé Bela Vista
Bom Retiro
Cambuci
Consolação
Liberdade
República
Santa Cecília

Leste

Aricanduva
Carrão
Vila Formosa
Cidade Tiradentes
Ponte Rasa
Vila Curuçá
Itaquera
Cidade Líder
José Bonifácio
Parque do Carmo
Mooca Água Rasa
Belém
Brás
Moóca
Pari
Tatuapé
Penha
Artur Alvim
Cangaíba
Vila Matilde
São Mateus
São Rafael
Jardim Helena
Vila Jacuí
Sapopemba
Vila Prudente
São Lucas

Norte

Casa Verde
Limão
Brasilândia
Freguesia do Ó
Jaçanã
Tremembé
Perus
Anhanguera
Pirituba
São Domingos
Santana
Tucuruvi
Mandaqui
Vila Maria
Vila Guilherme
Vila Medeiros

Oeste

Butantã
Morumbi
Raposo Tavares
Rio Pequeno
Vila Sônia
Lapa
Barra Funda
Jaguara
Jaguaré
Perdizes
Vila Leopoldina
Pinheiros
Jardim Paulista

Sul

Campo Limpo
Vila Andrade
Capela do Socorro Cidade Dutra
Socorro
Pedreira
Ipiranga
Sacomã
Jabaquara
M’Boi Mirim
Santo Amaro
Campo Belo
Campo Grande
Moema
Saúde
Vila Mariana

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites