Limpeza de tapete e sofá: dicas para higienização
É um fato inevitável da vida. More você naqueles chiques apartamentos em Balneário Camboriú ou em um pequeno kit net na Avenida Paulista, os seus tapetes e sofás vão acabar ficando sujos uma hora ou outra.
As migalhas de comida aparecem, bebidas são derramadas e os animais de estimação rastreiam a lama por toda a superfície dessas peças de mobília e decoração. Felizmente, a limpeza de tapetes e sofás é algo relativamente fácil. Tudo o que você precisa é de um pouco de tempo e ótimos suprimentos de limpeza.
Dicas para limpeza de sofás
Quem não ama ficar o dia inteiro naquelas salas enormes de apartamentos em Balneário Camboriú vendo TV? Só não é divertido, claro, se o sofá estiver sujo. Com o tempo, migalhas, refrigerante derramado, pelos de animais, sujeira e oleosidades de suas mãos e pés se acumulam em seu sofá e o deixam com uma aparência desbotada.
Mas, por favor, não se preocupe. Veja agora como limpar sofá para que ele fique tão limpo quanto aqueles que a gente vê em casas para alugar.
- Use um aspirador de mão ou escova para limpar detritos e sujeiras da superfície do sofá
Certifique-se de limpar as fendas onde se acumulam pelos de animais, migalhas de comida e sujeira. Se as almofadas não estiverem presas, remova-as e aspire-as em ambos os lados.
- Limpe as áreas de madeira maciça ou metal
Limpe os pés do sofá e outras partes de não-tecido com uma solução de água morna e detergente líquido.
- Determine o tipo de tecido com o qual você está lidando
Encontre a etiqueta no sofá e leia as instruções de como limpar os estofados. Aqui estão os códigos encontrados nos rótulos:
– WS: Use um detergente neutro com um aspirador de pó ou um detergente de lavagem a seco.
– S: Use apenas um detergente de limpeza a seco.
– X: Use apenas limpeza a vácuo. Sem água.
– W: Você pode usar água para limpá-lo.
- Remova as manchas
Não importa se o sofá é seu ou se ele está em uma propriedade sua que está na lista de imóveis para alugar. Ter manchas no sofá é algo feio e muitas vezes até repugnante para as visitas.
Saber limpar um sofá significa saber como remover manchas. Você pode usar um produto industrializado ou fazer seus próprios produtos de limpeza a partir de ingredientes que você tem na cozinha. Produtos de limpeza caseiros são mais baratos e gentis para a mãe-terra. Veja como limpar um sofá, por tipo de tecido:
Para estofados em tecido, misture 1/4 de xícara de vinagre, 3/4 de água morna e 1 colher de sopa de detergente. Coloque em um frasco de spray. Borrife a área suja. Esfregue com um pano macio até a mancha sair. Use um segundo pano umedecido com água limpa para remover a solução de limpeza. Seque com uma toalha.
Para estofamento de couro, misture 1/2 xícara de azeite com 1/4 xícara de vinagre e coloque em um frasco de spray. Borrife a solução na superfície do sofá e depois limpe com um pano macio.
Para estofados sintéticos, misture 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e 1/2 colher de sopa de detergente líquido em um frasco de spray. Borrife a área suja e esfregue com um pano macio até que a mancha suma.
- Deixe o sofá secar
Use uma toalha para absorver o excesso de água que ficar na superfície do sofá. Se ainda estiver muito úmido, você pode querer usar um ventilador para secagem rápida. A água, se não for bem removida, pode causar mofo às almofadas e ao tecido.
Dicas para limpeza de tapetes
Para fazer um tapete parecer novo, como aqueles de lojas que a gente vê, inclusive, em casas para alugar, obviamente que você precisa limpá-lo. Isso dá para fazer mandando-o para um profissional ou você mesmo pode economizar dinheiro realizando a limpeza por conta própria.
A seguir, veja como limpar um tapete e remover manchas sem gastar muito pra isso.
- Faça uma pré-limpeza no tapete
Primeiro, aspire o tapete na frente e nas costas para remover sujeira e detritos da superfície. Use uma escova para remover pelos de animais. Leve o tapete para fora de sua casa e sacuda-o sobre uma superfície impermeável. Uma garagem ou pátio é perfeito.
- Limpe o tapete com uma solução de limpeza apropriada
Se você estiver usando um xampu para tapetes comprado em lojas, siga as instruções sobre como misturar e como limpar a tapeçaria. Você também pode fazer a sua própria solução de limpeza misturando alguns jatos de detergente líquido em um balde de água morna. Não use água quente, pois ela pode encolher e desbotar o tapete.
Usando uma esponja ou uma escova macia, aplique a solução de limpeza e trabalhe-a em uma espuma. Não encharque o tapete. Deixe a solução agir por 5 minutos. Use sua mangueira de jardim para enxaguar o tapete.
Depois, utilize um aspirador a vácuo para remover o máximo de água possível. Deixe o tapete ao ar livre até que esteja completamente seco antes de colocá-lo de volta na sua casa. Você pode precisar virá-lo e deixar ele secando de um lado de cada vez.
- Remova as manchas
Para remover manchas, misture 1 colher de chá de detergente líquido, 1 litro de água morna e 1 colher de chá de vinagre. Use um pano macio para aplicar a solução em cima da mancha e borre-a suavemente. Não esfregue porque você pode fazer com que as fibras do tapete fiquem emboladas.
Deixe a solução permanecer no local por pelo menos cinco minutos. Use um pano limpo embebido em água para remover o líquido de limpeza. Utilize uma toalha seca para secar. Para manchas difíceis ou para remover mofo e bolor, utilize uma mistura que seja uma parte de peróxido de hidrogênio para cinco partes de água.
Remover manchas do tapete é excelente não só para a sua vista, mas também para a das suas visitas. No futuro, você perceberá que até colocar a sua casa na lista de imóveis para alugar se tornará mais fácil tendo um tapete limpo na sala de estar como ornamento.
Tapetes e sofás sujos: grandes causadores de doenças
Apesar de não parecer, a limpeza de tapetes e sofás tem muito mais a ver com a sua saúde do que com a aparência da sua sala de estar. Estudos revelam que tapetes e sofás sujos podem:
– Aumentar a probabilidade de você adquirir asma
– Causar reações alérgicas devido aos ácaros, como erupções cutâneas, irritações no nariz e nos olhos
– Agravar problemas respiratórios, como a rinite e a sinusite
– Desenvolver pés-de-atleta devido a fungos que começarão a se alojar no seu tapete
– Gerar problemas gastrointestinais caso haja salmonela ou Escherichia coli no tapete
Portanto, a partir de hoje, se quiser o seu bem-estar e o da sua família, não deixe de lado a limpeza dos seus tapetes e sofás. Com o tempo, você verá que esse hábito se tornará mais fácil, rápido e parte indissociável da sua rotina de limpeza.
Agora que você já sabe como limpar tapetes e sofás, compartilhe este post com seus amigos para que eles também saibam!