Passo a passo: aprenda como limpar o couro do sofá com facilidade

Passo a passo: aprenda como limpar o couro do sofá com facilidade

katia
25 de abril de 2019

Sofás de couro são bonitos e dão sofisticação ao ambiente. Tanto que os legítimos são usados em decorações de hotéis cinco estrelas e restaurantes luxuosos. Porém, para que o móvel mantenha-se impecável, é preciso saber com limpar couro corretamente, já que o material pode manchar, descascar e até rasgar.

Estofados de couro natural podem ser anilinados (camurça, couro cru e nobuque) ou pigmentados (lisos). Há uma certa diferença entre os dois tipos na hora de limpar, já que o primeiro é mais absorvente que o segundo tipo. Por isso é preciso identificar a qual grupo o seu sofá pertence.

Neste artigo, vamos indicar o passo a passo para a limpeza do couro liso. Continue a leitura e veja como é fácil.

Retire o pó

O processo para manter o couro com um aspecto bonito se torna mais fácil quando você inclui alguns cuidados na sua rotina. Por exemplo, algo muito simples e que faz uma grande diferença é retirar o pó do sofá com o aspirador uma vez por semana.

Passe em toda a superfície, inclusive nos vãos, para retirar poeira, migalhas e restos de alimentos que possam ter caído ali por descuido.

Limpe com água e sabão

Depois de retirar o pó, misture algumas gotas de detergente neutro em água (não precisa formar muita espuma) e passe essa mistura com um pano de algodão sobre o sofá. Não é necessário esfregar demais, pois sofás de couro liso não costumam ficar com manchas impregnadas. Porém, fique só na água e sabão e não use produtos com amônia, pois essa é uma substância corrosiva para o couro.

Após ter feito a limpeza, seque bem o sofá. Para isso, use um pano de algodão, agora totalmente seco. Tome cuidado para escolher um tecido que não solte muitos fiapos.

Hidrate o couro

O segredo para manter o sofá de couro impecável é hidratá-lo, mas você não precisa fazer isso todas as vezes que for limpá-lo. Na verdade, o ideal é fazer isso a cada 8 meses. Passe um produto específico para couro, vaselina líquida ou lustra-móveis à base de silicone.

Essa etapa é importante, pois o couro tende a ressecar com o tempo e, assim, começar a rachar e descamar até que rasgue por completo. Portanto, se você quer que seu estofado dure por muito tempo, não esqueça da hidratação.

No dia a dia, evite consumir alimentos no sofá e tente deixá-lo longe da luz direta do sol, pois ela ajuda a ressecar o couro e pode até causar manchas em peças brancas ou claras. Uma boa ideia, quando há visitas ou crianças em casa, é cobrir o móvel com uma manta de linha ou tecido para protegê-lo.

Essas foram algumas dicas de como limpar couro e deixar seu sofá impecável. Entretanto, se você não tem tempo ou prefere não se arriscar, o ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de sofá. Você pode fazer a manutenção do dia a dia e uma vez a cada três meses, por exemplo, apostar em uma limpeza profissional.

E agora que você já sabe como cuidar do seu sofá de couro e quer arrasar também em outros objetos da casa para receber bem as visitas, conheça 5 dicas de decoração acolhedora para fazer na sua casa.

Leia também sobre como limpar sofa.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites