Saiba como tirar mancha de graxa de tecidos! – WhatsApp 96288-0872
Vira e mexe aparece uma na sua roupa ou na roupa de algum familiar. É relativamente comum a gente “arranjar” esse inconveniente, uma vez que no nosso dia a dia estamos em contato com itens em que ela é componente indispensável. E aí surge a questão: como tirar mancha de graxa?
Se você faz parte do time de quem não sabe como fazer, leia este post e prepare-se para mudar de equipe. Ele esclarece como tirar manchas de tecidos sem estresse.
O que é a graxa?
Ela é um lubrificante semissólido proveniente de uma fórmula que reúne óleo, aditivos e sabões metálicos (que têm a função de engrossar o produto) na base de alumínio, lítio, sódio, cálcio e bário, utilizada nas situações em que não é recomendável o uso de óleo.
A graxa é classificada pelo tipo de sabão com o qual é fabricada. Conheça algumas delas:
- na base de alumínio: é macia, geralmente resiste bem à água e pode ser aplicada em temperaturas de até 71°C;
- na base de cálcio: é vaselinada, fácil de aplicar com uma pistola, resistente à água, suporta temperaturas de até 77°C;
- na base de sódio: é fibrosa, geralmente não resiste à água e pode ser usada em temperatura de até 150°C;
- à base de lítio: também vaselinada, resistente à água, pode ser utilizada em temperaturas de até 150°C.
A graxa tem várias funções, como: diminuir a fricção e o desgaste de motores, peças, máquinas e equipamentos, proteger contra ferrugem e corrosão, evitar que agentes contaminantes (água, poeira, resíduos e sujeira) alcancem as áreas lubrificantes entre outros.
Como tirar mancha de graxa?
Na hora de consertar a bicicleta da meninada, dar uma olhada no motor do carro ou trocar o pneu, usar o transporte público ou circular entre máquinas e equipamentos, é raro não encontrar depois uma mancha de graxa na roupa.
Todavia, nada de desespero. Antes de afirmar que não tem jeito de se livrar dela, confira as nossas dicas. Vale lembrar que é melhor removê-la o mais depressa possível. A rapidez impede que a gordura e os produtos químicos danifiquem o tecido.
Remova o excesso
A primeira coisa a fazer é retirar o excesso de graxa. Pressione um papel toalha sobre a mancha. Atenção para não esfregar e espalhar o produto, pois criará um borrão na superfície. Utilize talco ou amido de milho para absorver o óleo da graxa. Coloque a roupa para “descansar” durante 30 minutos. Em seguida, remova o excesso e esfregue de leve, sem espalhar a mancha.
Escove com cuidado
Se a graxa estiver seca, coloque um pouco de manteiga sobre ela. A gordura dela em contato com a gordura da graxa, umedece o local e auxilia a remoção. Escove a área com cuidado, utilizando-se de uma escova de dente limpa, para impedir que a escovação estrague o tecido. Repita o processo para retirar o máximo de graxa.
Use detergente no local
Alternativa de produto que pode contribuir para a retirada da graxa é o detergente líquido, sempre misturado com água quente. Preferencialmente, faça uso de um detergente neutro. Espalhe sobre a superfície manchada e esfregue. Aguarde de 15 a 20 minutos para que o detergente possa agir sobre a mancha. Volte a esfregar e lave a peça.
Enxágue a roupa com água quente
A água quente auxilia na eliminação dos resíduos da graxa. Deixe a peça de molho com alvejante ou sabão em pó por 10 minutos. Torne a esfregar e enxaguar até a mancha desaparecer. Faça isso separado das demais peças para que a gordura da mancha não impregne os outros tecidos.
Pronto! Agora que você aprendeu como tirar mancha de graxa, a roupa que você considerava perdida por causa daquelas manchas “horrorosas” voltará ao normal e com aquele cheiro gostoso de limpeza.
Conhecia estas dicas? Já passou por uma situação dessa? Faça seu comentário no post.