Veja como e quando utilizar tapetes na decoração do seu imóvel
Veja como e quando utilizar tapetes na decoração do seu imóvel

Veja como e quando utilizar tapetes na decoração do seu imóvel

katia
11 de junho de 2019

Já reparou como os tapetes dão mais vida ao ambiente? Eles são a “cereja do bolo” da decoração, especialmente nos cômodos mais voltados para o aconchego, como o quarto e a sala de estar. Mas como usar corretamente o tapete para decoração?

São tantos modelos, formatos, cores, materiais e estilos que essa missão pode se tornar difícil. É por isso que fizemos este texto: vamos explicar as particularidades de cada tapete e como combiná-lo com o ambiente. Acompanhe!

O tapete é mais que um plus na decoração

Embora, normalmente, o tapete seja usado com foco mais estético, o acessório tem outras utilidades e vantagens dentro do nosso lar. Não é à toa que os tapetes estão presentes na história de muitas sociedades, com culturas distintas. Hoje são usados, sobretudo, para deixar o lar mais bonito e estilizado, além de servirem para:

  • proteger o piso;
  • reduzir ruídos;
  • suavizar a queda de objetos;
  • esconder imperfeições no chão.

Outras vantagens e funcionalidades estão descritas abaixo. Acompanhe!

Conforto

O tapete traz mais conforto ao ambiente. No quarto de dormir, por exemplo, um tapete disposto ao lado da cama permite que uma pessoa não coloque os pés diretamente no chão frio ao sair da cama.

Delimitação de espaços

Outro uso típico do tapete na atualidade é para a delimitação de espaços. Afinal, hoje em dia é muito comum ver casas e apartamentos com ambientes integrados, especialmente a sala de estar e a sala de jantar ou a cozinha.

Catalisação de poeira

Por fim, outra função importante desse acessório é catalisar a poeira. O excesso de pó que ficaria no ar ou nos móveis e acabaria sendo inalado pelos moradores se concentra nas fibras do tecido. Porém, esse é o principal motivo pelo qual a lavagem de tapetes deve ser frequente.

Como e quando utilizar tapetes

Agora, como escolher o melhor modelo de tapete para uma decoração acolhedora e bonita? Veja um pouco sobre cada característica desse acessório.

Materiais

Existem dezenas de materiais usados na fabricação de tapetes, mas nem sempre são recomendados para todo tipo de uso. Por exemplo, tapetes persas não são indicados para sala de jantar por serem de fibras naturais, menos resistentes a possíveis respingos de bebidas e alimentos.

Para entender melhor, veja alguns dos materiais mais comuns em tapetes:

  • lã — é o mais indicado se o seu objetivo é aquecer o ambiente e deixá-lo mais confortável, pois o material é macio e quente;
  • seda — em ambientes mais requintados, os tapetes de seda vão muito bem, mas por se tratar de um tecido nobre e mais frágil, devem ser usados em locais de pouca circulação;
  • linho — é um tecido mais fresco que a lã e menos frágil que a seda, por isso é confortável e resistente;
  • sisal — se a decoração é mais rústica ou campestre, os tapetes de sisal são excelentes. As cordas entrelaçadas, além de duráveis e resistentes, são muito estilosas;
  • algodão — esse material é macio e prático para limpeza. Por isso, podem ser ideais para a cozinha e o banheiro, dois locais com bastante circulação;
  • fibras sintéticas — materiais como o poliéster e a poliamida são boas opções para quem busca soluções ainda mais práticas, já que são fáceis de limpar e mais baratos que as fibras naturais.

Espessura

Em relação à espessura, devemos analisar a atividade do cômodo. Locais voltados para o trabalho, como a cozinha e o escritório, combinam mais com tapetes mais finos. Até mesmo pela segurança: tecidos muito espessos, onde há grande circulação, podem resultar em tropeços.

Já nos ambientes de descanso, como a sala de estar e o quarto, um tapete para decoração bem alto e fofinho é excelente. Além de aquecer o chão, a espessura mais alta do acessório confere uma atmosfera de aconchego.

Cores e estampas

No que se trata de estampas, existem padronagens das mais diversas. Tudo depende do estilo da família e da decoração. Um ambiente mais formal ou com móveis clássicos, por exemplo, combina mais com um tapete oriental do que com um geométrico.

A dica é equilibrar o restante do cômodo com o tapete, não só levando em conta as estampas, mas também a cartela de cores. Se já há muitos objetos coloridos, um tapete neutro e liso vai completar a composição com mais elegância.

Uma boa ideia para não errar no tapete para decoração é deixar para comprá-lo por último. Com o ambiente montado, fica mais fácil escolher os materiais, cores e tamanhos que combinarão melhor com os móveis.

Tamanho e formato

Em relação ao tamanho e ao formato, o ideal é que o tapete seja coerente com o ambiente. Veja:

  • na sala de estar, ele deve acomodar todos os móveis, de preferência avançando cerca de 20 a 30 cm embaixo de cada um. Por isso, modelos retangulares e maiores são bem-vindos;
  • no quarto, uma passadeira retangular ao lado da cama é muito interessante, ainda mais se tiverem quase o mesmo comprimento;
  • na cozinha, os modelos retangulares também são ideais. Use-os para proteger o chão na frente da pia, do fogão e da geladeira.

E tapete para decoração redondo, não existe? Sim, eles também são interessantes, mas devem ser usados com mais cautela, pois nem sempre acomodam bem os móveis. Se forem usados com criatividade, o resultado fica muito despojado e bonito.

A limpeza dos tapetes

Com todos os tapetes escolhidos e dispostos pela casa, você ainda tem uma missão: mantê-los limpos. Essa tarefa é essencial para que não fiquem com um acúmulo de poeira e outros resíduos, o que pode colocar em risco a saúde dos moradores e a vida útil do material.

Então, anote aí! A aspiração regular é regra — a frequência ideal é de pelo menos duas vezes por semana. No entanto, se você tem animais de estimação ou se algum morador da casa tem alergias respiratórias, tente passar o aspirador de pó diariamente.

Mensalmente, faça uma boa lavagem. Além disso, uma dica de ouro é fazer uma impermeabilização profissional. O processo ajuda a deixar o tecido mais resistente à umidade e aos respingos de líquidos e, assim, menos propenso a manchas.

Viu como usar tapete para decoração não é um mistério? Para dar uma boa estilizada, trazer mais aconchego e conforto no seu lar, esse acessório é muito bem-vindo. Por isso, aproveite as dicas e comece a decorar os ambientes com tapetes de acordo com os objetivos em cada cômodo.

Para conferir outros conteúdos sobre o bem-estar dentro de casa como por exemplo: como limpar sofá, siga nossa página no Facebook e acompanhe as postagens!

A MK Higienização é especialista em lavagem de sofá, impermeabilização de estofados, lavagem de tapetes e lavagem de carpetes.

Deixe uma resposta

Sobre a gente

Kátia Soares

Olá! Muito prazer sou a Kátia, gerente da MK Higienização. Esteja a vontade, este é nosso Blog. O intuito deste blog é trazer um pouco das nossas experiências em organização, decoração e dicas de limpeza voltadas aos estofados do seu lar. Serão dicas funcionais de como deixar seu lar mais aconchegante e sem gastar horrores. Sinta-se em casa! Nos conte suas experiências. E obrigada pela visita!

Siga a MK

Atendemos toda a grande São Paulo

Nossos profissionais são aptos a visitar toda a região da Grande São Paulo para atender o seu pedido. Peça seu orçamento!

Copyright © 2012 - 2019 Lavagem de Sofá SP, Limpeza de Estofados SP, Impermeabilizacao de Sofa SP | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por Leonardo Avila.

CIA WEB SITES Otimização de Sites